Formação Profissional, Co-Financiada

Extra CNQ – Excel Intermédio

Objetivos:

  • Utilizar ferramentas intermédias de gestão e análise de dados em folhas de cálculo.
  • Criar e aplicar funções avançadas de nível intermédio.
  • Elaborar e personalizar gráficos e tabelas de forma eficaz.
  • Organizar e validar dados em listas e tabelas.
  • Introdução às tabelas dinâmicas.

 

Conteúdo Programático:

Gestão de Folhas e Dados

  • Consolidação e gestão de dados em várias folhas
  • Nomeação e utilização de intervalos
  • Verificação e validação de dados (listas suspensas, restrições de valores)
  • Ordenação e filtros avançados

Formatação Avançada

  • Formatação condicional (regras básicas e personalizadas)
  • Estilos de célula e formatações rápidas
  • Utilização de temas e modelos

Funções de Nível Intermédio

  • Funções de procura e referência (PROCV, PROCH, ÍNDICE, CORRESP)
  • Funções condicionais (SE, E, OU, CONTAR.SE, SOMAR.SE, MÉDIA.SE)
  • Funções de texto (ESQUERDA, DIREITA, CONCAT/UNIRTEXTO)
  • Funções de data e hora (HOJE, AGORA, DIA.SEMANA, DATADIF)

 Gestão e Análise de Dados

  • Criação e gestão de listas e tabelas
  • Subtotais e agrupamento de dados
  • Introdução às tabelas dinâmicas (conceito e estrutura)

Gráficos e Visualização de Dados

  • Criação de gráficos personalizados
  • Formatação avançada de gráficos
  • Gráficos combinados
  • Introdução a gráficos dinâmicos

Impressão e Configuração de Relatórios

  • Definição de áreas de impressão em múltiplas páginas
  • Quebras de página manuais
  • Cabeçalhos e rodapés personalizados
  • Impressão de tabelas e gráficos em simultâneo

Metodologia de Formação e Avaliação: 

  • Contínua / Formação de atualização / aperfeiçoamento – Habilitar pessoas para aumentarem ou manterem o seu desempenho profissional, através da aquisição e melhoria de conhecimentos, de capacidades práticas e de atitudes.
  • Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante a classificação mínima de 10 valores e assiduidade mínima exigida (90%).

 

Destinatários:

Esta formação destina-se a trabalhadores por conta de outrem, que possuam e evidenciem um vínculo contratual de trabalho com uma entidade empregadora e  com pelo menos o 9º. ano de escolaridade.

Nota: Não são elegíveis desempregados, estudantes, reformados, estagiários (estágio curricular e profissional), trabalhadores independentes, empresários em nome individual e funcionários da Administração Pública.

 

São destinatários desta medida, independentemente do seu nível de proficiência digital, os trabalhadores:

• De empresas que integrem as organizações associadas das confederações patronais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social;

• Filiados em organizações sindicais associadas de confederações sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social;

• Das entidades da economia social;

• De quaisquer outras entidades empregadoras, à exceção das entidades da Administração Pública AP) não estão integradas neste domínio, incluindo Administração Local.

São destinatários prioritários os trabalhadores que se encontrem numa das seguintes situações:

• Que participem nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social;

• Que detenham baixos níveis de proficiência digital, nos termos do Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital (QDRCD);
• Que se encontrem em risco de desemprego, nomeadamente decorrente do impacto da introdução das tecnologias nos processos produtivos e de gestão das empresas, ou em situação de subemprego, com vista à sua reconversão profissional;
• Do sexo sub-representado na profissão exercida, nos termos previstos no Código do Trabalho.

 

Período de Realização e Horário:

31/10/2025       09h00 às 13h00   Sessão Presencial

05/11/2025       14h00 às 17h30   Sessão Online

07/11/2025       09h15 às 12h45   Sessão Online

12/11/2025       14h00 às 17h30   Sessão Online

14/11/2025       09h15 às 12h45   Sessão Online

19/11/2025       14h00 às 17h30   Sessão Online

21/11/2025       09h15 às 12h45   Sessão Online

(*) instalações do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, em Loulé

 

Formato:

Misto: 1 sessão de formação presencial – instalações do NERA – Loteamento Industrial de Loulé – 8100-272 Loulé

e 6 sessões de formação online – Plataforma humasoft.

 

Formador: 

Paulo Sopa

 

Condições de Participação: 

  • Ter local de trabalho na região do Algarve;
  • No início de cada ação de formação, devem os formandos proceder ao seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e, no início e final da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais para efeitos de posicionamento no nível de proficiência digital detido (aferido pelo Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital);
  • É da responsabilidade do formando, assegurar os meios / equipamentos informáticos necessários para realizar as sessões online (computador com câmara, colunas e acesso à internet).
  • O NERA reserva-se ao direito de não iniciar as ações de formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.

 

Documentos obrigatórios para inscrição:

  • Cópia do Cartão Cidadão
  • Cópia de Certificado de Habilitações (os certificados de habilitações de sistemas educativos estrangeiros devem apresentar equivalência/ reconhecimento das habilitações)
  • Declaração da Entidade Patronal assinada por esta (ver minuta aqui)

Nota: apenas são consideradas as inscrições dos(as) candidatos(as) que apresentarem todos os documentos solicitados.

Submeta aqui a sua inscrição.

 

Excel Intermédio

Partilhar:

© 2022 NERA – Associação empresarial da Região do Algarve.

Made with ♡ by ALGARDATA