NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve
Nera

Incubadora Social de Emprego do NERA

O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve estabeleceu um acordo de cooperação com o Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.) com vista à constituição de uma Incubadora Social de Emprego, no âmbito da iniciativa-piloto regulada pela Portaria n.º 205/2021, de 12 de outubro, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 1 de janeiro de 2022, pelo prazo de 12 meses.

Esta iniciativa está a ser lançada por um número limitado de entidades a nível nacional, protocoladas com o IEFP, I.P. e pretende testar a transferibilidade da metodologia das “Lanzaderas de Empleo”, criada em Espanha pela Fundação Santa Maria La Real, para a realidade portuguesa. O modelo espanhol tem apresentado resultados de grande sucesso na integração dos desempregados.

Um novo apoio na procura de emprego!

A Incubadora Social de Emprego trata-se de uma medida inovadora que pretende potenciar a inclusão no emprego, destinando-se a desempregados inscritos no IEFP, I. P. com idade igual ou superior a 23 anos, incluindo aqueles que estão à procura do primeiro emprego.

Podem ainda participar desempregados, com idade inferior aos 23 anos, desde que possuam o nível 4 ou superior do Quadro Nacional de Qualificações (ensino secundário completo ou superior), sejam jovens NEET ou estejam em situação de particular desfavorecimento ou afastamento prolongado do mercado de trabalho.

O que é?

Uma equipa de 18 a 20 pessoas em situação de desemprego, com diferentes perfis formativos e percursos profissionais, que através do trabalho colaborativo e com a orientação de um técnico especializado – o Mentor, ativam e otimizam a procura de emprego com novas técnicas e ferramentas.

Como funciona?

A equipa de procura de emprego reúne três dias por semana, quatro horas diárias, durante um período de cerca de cinco meses, na modalidade presencial, à distância ou mista. É treinada uma procura de emprego inovadora e proactiva, melhoraram-se as competências transversais e digitais e trabalha-se o apoio mútuo na procura de emprego. O objetivo final é conseguir a integração de todos os participantes da Equipa no mercado de trabalho.

Quais as ideias chave desta medida?

  • Conhecer as tendências atuais da procura de emprego;
  • Aprender novas técnicas e estratégias flexíveis de abordagem ao mercado de trabalho;
  • Reforçar as suas competências transversais e digitais;
  • Conteúdos práticos e simples;
  • Acompanhamento e treino por um Mentor;
  • Procura de emprego em equipa;
  • Contacto com empresas;
  • Sessões em grupo e individuais.

Quais os apoios oferecidos aos participantes?

  • Subsídio de transporte, no valor de € 50/mês (nos meses em que exista atividade presencial);
  • Subsídio de refeição, no valor de € 4,77/dia (nos dias em que exista atividade presencial).

Que tipo de certificação se obtém?

  • Certificado: comprovativo da participação no final da Equipa;
  • Diploma: quando o participante concluiu com sucesso.

Mude hoje a sua forma de procurar emprego! Agarre esta oportunidade.

A realização da presente Incubadora Social de Emprego estende-se exclusivamente à área abrangida pelo Centro de Emprego de Loulé do IEFP, IP, sendo que a participação nesta medida implica a sua inscrição, na situação de desempregado, no referido Centro de Emprego.

A adesão é voluntária e gratuita. Participe!

Gostaria de obter mais informações acerca desta metodologia pioneira de procura de emprego? Contacte-nos para saber como pode receber a sua ficha de adesão.

 

Contactos:

Mentora: Sónia Gomes
E-mail: ise.nera@nera.pt
Tel.: 289 415 151

 

IEFP,IP Fundação Santa María La Real Incubadoras Sociais de Emprego

Partilhar:

CONSUMIDOR ONLINE | LIVRO DE RECLAMAÇÕES | POLÍTICA DE PRIVACIDADE

© 2022 NERA – Associação empresarial da Região do Algarve.

Made with ♡ by ALGARDATA