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Seminário E-Algarve1

Seminário de Apresentação do Projeto E-Algarve

Promovido pela ACRAL – Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, irá realizar-se no Auditório da CCDR Algarve no próximo dia 26 de maio de 2022, pelas 10h30, o Seminário de Apresentação do Projeto E-Algarve.

Neste Seminário serão abordados os seguintes pontos:

  • Apresentação do projeto e das vantagens em aderir;
  • Avaliação das necessidades dos empresários, para melhor desenvolvimento de conteúdos no website do projeto;
  • Realização de um breve diagnóstico, para avaliação de competências digitais e práticas sustentáveis nas empresas.

Conheça o Projeto e as vantagens em aderir!

Inscreva-se gratuitamente em: https://bit.ly/3F6UC7y

23.05.2022 | 14:47
Emprega + 2022

EMPREGA+ 2022

A Escola EB2,3 D. Dinis, em Quarteira, vai ser palco da Emprega+ 2022, certame dedicado ao mercado laboral, que terá lugar no dia 23 de abril, entre as 10h00 e as 19h00.

A Emprega+ 2022 tem como objetivo promover a empregabilidade no concelho, através da disponibilização de ofertas de emprego e formação, ações de recrutamento e sessões de esclarecimento no âmbito do apoio ao empreendedorismo, onde estarão presentes mais de 30 empresas do concelho de Loulé.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira, Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura, Associação de Empresários Por Quarteira e do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, com o apoio do IEFP, que será reeditada este ano para apoiar desempregados, jovens à procura do primeiro emprego, mas também as empresas que pretendem canalizar (novos) recursos humanos para os diversos setores.

Consulte o Programa.

20.04.2022 | 09:34
Bootcamp

3º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve

Organizado pela StartUp Portimão, irá decorrer nos dias 27, 28 de abril e nos dias 25 e 26 de maio de 2022, o 3º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve.

Este Bootcamp é desenhado para empreendedores com startups ou projetos em fase de aceleração, preferencialmente nas áreas das Smart Cities 👍

Apenas 12 projetos serão selecionados! Poderá efetuar a sua candidatura clicando aqui.

As candidaturas são gratuitas e devem ser efetuadas até às 23h50 do dia 22 de abril de 2022.

Consulte o Programa.

19.04.2022 | 15:58
Portugal for Ukraine

Sessão de Esclarecimento “Recrutamento e Contratação de Trabalhadores Migrantes” (Portugal for Ukraine)

No âmbito do processo de acolhimento e integração de cidadãos ucranianos criado pelo governo português, a Autoridade para as Condições de Trabalho irá promover um conjunto de sessões de esclarecimento com vista a uma adequada integração dos mesmos no mercado de trabalho, subordinadas ao tema ”Trabalhadores Migrantes em Portugal, Direitos e Deveres”.

A primeira sessão terá lugar no dia próximo 19 de abril de 2022 pelas 16h30, em Faro, no Auditório da Biblioteca Municipal, seguindo-se uma sessão em Albufeira em data a designar oportunamente.

Faça a sua inscrição clicando no link: Inscrição

Consulte o Programa.

Para qualquer questão relacionada com o evento, envie email para: adriana.marreiros@act.gov.pt

13.04.2022 | 16:45
Sessão Espionagem

Sessão “Espionagem: Mito ou Realidade?”

A UAlg Tec Campus em parceria com o SIS – Serviço de Informações de Segurança, um organismo do Estado ao serviço dos cidadãos portugueses, encontra-se a organizar a Sessão “Espionagem: Mito ou Realidade?”, que visa alertar e sensibilizar a comunidade de empresas tecnológicas e parceiros para a realidade da espionagem, sabotagem e ingerência.

Nesta sessão, na primeira parte irá ser contextualizada a realidade nacional relativamente a questões de segurança e de espionagem. Irão ser também identificados atores e métodos de atuação da espionagem económica, partilhados casos concretos e recentes que visaram entidades nacionais, irão ser identificados um conjunto de sugestões, procedimentos e medidas que permitam reforçar os níveis de segurança física, organizacional e comportamental. Numa segunda parte, pretende-se estabelecer um debate e diálogo, quer para esclarecimento de dúvidas, quer para comentários e sugestões que surjam.

Neste sentido, encontram-se convidados a estar presentes, todos os interessados em participar nesta sessão, que terá lugar no próximo dia 20 de abril, das 13h30 às 15h00, no Anfiteatro 0.6 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha.

As inscrições deverão ser efetuadas até ao dia 15 de abril no link: Inscrição

13.04.2022 | 11:19
Empresas Turismo 360

Sessão Pública “Programa Empresas Turismo 360°: resultados e desafios”

O Turismo de Portugal irá realizar no próximo dia 19 de abril, pelas 11h00, no Museu da Eletricidade (Sala dos Geradores), em Lisboa, a Sessão Pública Programa Empresas Turismo 360°: resultados e desafios”, que tem como objetivo efetuar um balanço dos primeiros meses do Programa Empresas Turismo 360º e reconhecer formalmente a adesão das empresas que participaram nas ações piloto de capacitação em Gestão ESG.

A sessão conta com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, onde será incluído um momento de reconhecimento do Compromisso Empresas Turismo 360°, com vista a envolver os stakeholders num compromisso conjunto de evolução na visão da responsabilidade das empresas turísticas.

A participação é livre, mas carece de registo.

12.04.2022 | 16:50
Fundação AIP - Vítor Neto

Fundação AIP distingue o Presidente da Direção do NERA

A Fundação AIP, entidade promotora da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, distinguiu recentemente o Presidente da Direção do NERA, Dr. Vítor Neto, como Presidente Honorário da BTL. De acordo com a Fundação AIP, esta distinção foi atribuída, tendo em conta o seu contributo ao longo dos últimos anos como Presidente do Conselho Estratégico deste evento.

21.03.2022 | 17:36
Sessão Tráfico de Seres Humanos

Sessão sobre Tráfico de Seres Humanos

No âmbito do Projeto Tavira Integra+, a Fundação Irene Rolo enquanto Entidade Promotora do Projeto, em parceria com a EME Algarve – Equipa Multidisciplinar Especializada para a Assistência a Vítimas de Tráfico, irá realizar no próximo dia 28 de março, pelas 10h30, nas suas instalações em Tavira, uma sessão de sensibilização/informação sobre Tráfico de Seres Humanos, destinada a Entidades Empregadoras.

Pretende-se com esta sessão, sensibilizar para a prevenção do Tráfico de Seres Humanos e informar sobre as orientações na sinalização de vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal.

O Projeto Tavira Integra+, tem por objetivo promover a integração da população imigrante no concelho de Tavira e é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração – FAMI e pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

14.03.2022 | 15:21
Cheque-Formação

Medida Cheque-Formação

A Medida Cheque-Formação, criada pela Portaria n.º 229/2015, de 3 de agosto, constitui uma modalidade de financiamento direto da formação a atribuir aos utentes inscritos na rede de Centros de Emprego e de Centros de Emprego e Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), nomeadamente empregadores, ativos empregados e desempregados.

Esta Medida tem como objetivo principal o incentivo à formação profissional, constituindo-se como um instrumento potenciador da criação e da manutenção do emprego e do reforço da qualificação e empregabilidade.

O Regulamento Específico, aplicável no território Continental, define o regime e as condições de acesso aos apoios concedidos pelo IEFP, I.P. no âmbito da Medida Cheque-Formação.

O Cheque-Formação visa reforçar a qualidade e a celeridade das medidas ativas de emprego, em particular no que respeita à qualificação profissional, procurando, nomeadamente:

– Contribuir para a melhoria da produtividade e da competitividade das empresas, através do reforço da qualificação profissional dos seus trabalhadores, em especial dos menos qualificados;

– Potenciar a procura de formação por parte dos desempregados e dos ativos empregados;

– Incentivar os percursos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o desenvolvimento pessoal dos ativos empregados e dos desempregados;

– Corresponsabilizar os empregadores, os ativos empregados e os desempregados na procura de respostas de formação que promovam a melhoria dos desempenhos profissionais;

– Potenciar o ajustamento entre a oferta e a procura de formação, imprimindo uma nova dinâmica nos operadores de formação.

São beneficiários da formação apoiada pelo Cheque-Formação:

– Ativos empregados, com idade superior ou igual a 16 anos, independentemente do seu nível de qualificação, cujas candidaturas podem ser apresentadas pelos próprios ou pelas respetivos empregadores;

– Desempregados inscritos no IEFP, I.P. há, pelo menos, 90 dias consecutivos, com idade igual ou superior a 16 anos, detentores do nível 3 a 6 de qualificação. A formação a apoiar deve corresponder ao definido no Plano Pessoal de Qualificação (PPQ), obtido na sequência de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) profissional.

Sempre que se verifique a necessidade de reconhecimento do grau académico obtido em países da União Europeia ou países terceiros, de cidadãos nacionais ou estrangeiros, devem cumprir-se os procedimentos definidos na legislação nacional aplicável.

As condições de elegibilidade dos beneficiários são aferidas à data da apresentação da candidatura.

No caso de formandos desempregados mantem-se a obrigatoriedade da procura ativa de emprego durante todo o período de formação, que deve decorrer fora dos horários da formação.

QUEM PODE APRESENTAR CANDIDATURA:

– Os beneficiários diretos da formação;

– As entidades empregadoras, relativamente aos seus trabalhadores, sendo consideradas para este efeito as pessoas coletivas ou singulares de direito privado, com ou sem fins lucrativos, de acordo com os requisitos constantes do Regulamento Específico.

A apresentação de candidaturas processa-se da seguinte forma:

– A apresentação das candidaturas é efetuada através do portal Iefponline, em iefponline.iefp.pt, doravante designado por Portal, sendo necessário o registo prévio do candidato no Portal (caso ainda não tenha efetuado este passo);

– O formulário de candidatura encontra-se disponível no referido Portal, na página Apoios e Incentivos ou na área de gestão do candidato (Candidaturas a programas/Medidas, Medida Cheque-Formação);

– No caso de candidaturas apresentadas por entidades empregadoras, as mesmas podem agregar vários trabalhadores no mesmo pedido;

– O processo de instrução da candidatura pode ser efetuado de forma progressiva, de acordo com a disponibilidade dos candidatos, permitindo gravações intermédias.

O Cheque-Formação tem um regime de candidatura aberta.

As candidaturas são aprovadas até ao limite anual da dotação orçamental.

PAGAMENTO DOS APOIOS

O pagamento de 50% do valor comprovadamente pago para efeitos de frequência da formação aprovada será efetuado no prazo de 5 dias úteis a contar da entrega do último dos seguintes documentos:

– Termo de aceitação;

– Comprovativos do pagamento da formação para a qual foi aprovado o apoio.

Os beneficiários do Cheque-Formação ou a entidade empregadora, quando candidata, devem submeter no Portal, no prazo máximo de 2 meses após o termo da formação, os seguintes documentos:

– comprovativo de frequência, a emitir pela entidade formadora;

– comprovativo da conclusão, com aproveitamento.

Decorrente da análise e confirmação da informação constante dos documentos acima referidos, é efetuado, no prazo de 10 dias úteis, o processamento do valor remanescente, constante do Termo de Aceitação.

Consulte o Regulamento da Medida Cheque-Formação aqui.

Consulte a Ficha Síntese aqui.

09.03.2022 | 16:25
Guadiana LAB

ODIANA LANÇA O CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO: «GUADIANA LAB»

A ODIANAAssociação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “GUADIANA LAB”, relacionado com a economia do mar e rio no Baixo Guadiana algarvio.

A Fase de candidaturas ao Concurso encontra-se aberta desde o dia 01 de março, cuja missão é promover a apresentação de projetos, produtos e/ou serviços que contribuam para a introdução de inovação, conhecimento e identificação de oportunidades em torno do setor da economia do mar/rio no território do Baixo Guadiana algarvio, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

As grandes metas são fomentar a inovação e sustentabilidade, potenciar a integração de jovens, investigadores e empreendedores, e, por fim, promover o desenvolvimento de processos de indústrias criativas no território. São admitidas ideias de negócio exclusivamente em torno da economia do mar, nomeadamente as que se enquadrem no setor primário, na indústria transformadora, nos serviços avançados de tecnologia e turismo, nas indústrias culturais e criativas, na saúde e bem-estar, no setor agroalimentar e no âmbito das energias renováveis, tal como descrito no Regulamento do concurso, o qual aconselhamos a sua consulta.

Aberto à participação individual ou coletiva, o Concurso «GUADIANA LAB» decorre em três fases, sendo que a fase de Propostas abriu no dia 01 de março com submissão de ideias de negócio até ao dia 30 de abril. As três melhores candidaturas terão acesso direto à segunda fase, com direito a ações de high coaching empresarial, nomeadamente Workshops e Planos de Negócio especializados.  Na terceira e última fase haverá lugar às menções honrosas e a ideia vencedora terá direito a um prémio pecuniário de € 2.500. O regulamento, formulário de inscrição e demais documentos encontram-se disponíveis no website www.odiana.pt

O «GUADIANA LAB» é uma das atividades nucleares do CHOOSE GUADIANA, um projeto estruturado em torno de quatro eixos principais de atuação. O Mar e o Rio Guadiana enquanto: fonte para a capacitação e qualificação das PME’s; fonte de atividade económica e investimento empresarial; fonte de inovação para novos produtos e serviços; e finalmente, enquanto destino de eleição na fileira náutica e desportiva.

A destacar que o CHOOSE GUADIANA é um projeto apoiado pelos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentado ao Aviso ALG-53-2018-22 e financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 (SIAC Qualificação).

 

Saiba mais e descarregue o REGULAMENTO e FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI

07.03.2022 | 12:43
EURES2022

Seize the Summer with EURES 2022

Após um ano de interregno, a Rede Europeia de Serviços de Emprego (EURES) encontra-se a promover o Seize the Summer with EURES, que irá realizar já no próximo dia 22 de março a sua 5ª Edição!

Num ano em que esperamos que o turismo nacional consolide a sua trajetória de recuperação, o objetivo é apoiar as empresas nos seus esforços de captação de talento nesta área, indo de encontro às suas necessidades de recrutamento, alargando assim a participação das Empresas / Estabelecimentos algarvios no evento.

Este é um evento de âmbito europeu, exclusivamente online, com enfoque em empregos e estágios de verão (aberto a ofertas de maior duração), onde colocamos em contacto empresas de 9 países do sul da Europa (para além de Portugal, também Espanha, França, Itália, Grécia, Malta, Chipre, Eslovénia e Croácia) e candidatos de toda a Europa, contando já com 185 expositores – dos quais 175 são empresas, 25 destas são empresas portuguesas, de várias regiões, mas o número poderá ainda aumentar.

Quanto a ofertas de emprego, temos neste momento cerca de 460 (das quais perto de 70 ofertas para Portugal), com mais de 4600 postos de trabalho, em múltiplas áreas profissionais relacionadas com o Turismo, Hotelaria e Restauração.

As empresas que se encontrem disponíveis para alargar a sua procura a candidatos de países europeus, com formação, competências, motivação e bons conhecimentos linguísticos, deverão participar neste evento!

Podem, de forma gratuita e sem sair do seu posto de trabalho:

  • divulgar as suas ofertas de emprego, estágio ou programas de graduados – e pré-selecionar candidatos relevantes
  • ter um stand virtual apelativo (incluindo por exemplo, uma breve apresentação em vídeo), promovendo a sua empresa junto de potenciais candidatos
  • no dia do evento, contactar com potenciais candidatos por vídeo chat, explorando possibilidades
  • agendar e conduzir, na plataforma, entrevistas entre 22 e 26 de março, com candidatos por si pré-selecionados

Língua de trabalho: inglês

Para mais informação, clique aqui.

INSCREVA-SE AQUI! (Data limite de inscrição: 11 de março)

Se já participou em eventos anteriores, pode fazer o login na plataforma e associar-se ao evento.

No seguimento da vossa inscrição, serão contactados por um(a) conselheiro EURES, que vos acompanhará e dará todo o apoio necessário antes, durante e após o dia do evento.

Em caso de dúvida, contactar: eventos.eures@iefp.pt, ou se preferir através de um Conselheiro EURES do Algarve, nomeadamente:

 

23.02.2022 | 11:49
Divulgação do Novo Site

NERA Lança Novo Website

O site do NERA tem desde a passada 4.ª feira, dia 9 de fevereiro de 2022, uma cara nova na web que garante agora uma experiência de navegação mais intuitiva, disponibilizando ainda mais informação ao utilizador.

Com novas funcionalidades, uma apresentação mais moderna e uma navegação mais intuitiva, a missão da página online do NERA mantém-se, ou seja, aproximar a Associação dos vários setores de atividade que integram o tecido empresarial da região e dos respetivos trabalhadores, comunicando o trabalho desenvolvido atualmente pelo NERA.

Esta ferramenta está agora mais “amiga do utilizador”, possibilitando, por exemplo, uma pesquisa mais rápida dos respetivos conteúdos. Esta reestruturação permite também uma melhor divulgação do trabalho de todas as áreas de atuação da Associação, nomeadamente os respetivos Serviços, Associativismo e Projetos, simplificando o acesso direto à informação sobre cada uma delas.

Por outro lado, foi conferido um maior destaque às novidades da Associação, divulgando as principais notícias sobre os vários setores económicos do Algarve, à formação dirigida às empresas e aos seus trabalhadores, bem como aos vários projetos co-financiados existentes.

Com o objetivo de consolidar a nossa presença online, o novo site está totalmente integrado com as redes sociais, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc., permitindo a partilha de toda a informação existente, fruto de uma maior integração com estes canais.

Poderá entrar em contacto connosco através do separador Contactos, solicitar-nos informação sobre as várias áreas de atuação da Associação ou até mesmo subscrever a nossa newsletter e receber informação sobre as várias áreas de interesse existentes.

Aceda a www.nera.pt e visite-nos!

11.02.2022 | 17:33