NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve
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Sessão Tráfico de Seres Humanos

Sessão sobre Tráfico de Seres Humanos

No âmbito do Projeto Tavira Integra+, a Fundação Irene Rolo enquanto Entidade Promotora do Projeto, em parceria com a EME Algarve – Equipa Multidisciplinar Especializada para a Assistência a Vítimas de Tráfico, irá realizar no próximo dia 28 de março, pelas 10h30, nas suas instalações em Tavira, uma sessão de sensibilização/informação sobre Tráfico de Seres Humanos, destinada a Entidades Empregadoras.

Pretende-se com esta sessão, sensibilizar para a prevenção do Tráfico de Seres Humanos e informar sobre as orientações na sinalização de vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal.

O Projeto Tavira Integra+, tem por objetivo promover a integração da população imigrante no concelho de Tavira e é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração – FAMI e pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

14.03.2022 | 15:21
Guadiana LAB

ODIANA LANÇA O CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO: «GUADIANA LAB»

A ODIANAAssociação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “GUADIANA LAB”, relacionado com a economia do mar e rio no Baixo Guadiana algarvio.

A Fase de candidaturas ao Concurso encontra-se aberta desde o dia 01 de março, cuja missão é promover a apresentação de projetos, produtos e/ou serviços que contribuam para a introdução de inovação, conhecimento e identificação de oportunidades em torno do setor da economia do mar/rio no território do Baixo Guadiana algarvio, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

As grandes metas são fomentar a inovação e sustentabilidade, potenciar a integração de jovens, investigadores e empreendedores, e, por fim, promover o desenvolvimento de processos de indústrias criativas no território. São admitidas ideias de negócio exclusivamente em torno da economia do mar, nomeadamente as que se enquadrem no setor primário, na indústria transformadora, nos serviços avançados de tecnologia e turismo, nas indústrias culturais e criativas, na saúde e bem-estar, no setor agroalimentar e no âmbito das energias renováveis, tal como descrito no Regulamento do concurso, o qual aconselhamos a sua consulta.

Aberto à participação individual ou coletiva, o Concurso «GUADIANA LAB» decorre em três fases, sendo que a fase de Propostas abriu no dia 01 de março com submissão de ideias de negócio até ao dia 30 de abril. As três melhores candidaturas terão acesso direto à segunda fase, com direito a ações de high coaching empresarial, nomeadamente Workshops e Planos de Negócio especializados.  Na terceira e última fase haverá lugar às menções honrosas e a ideia vencedora terá direito a um prémio pecuniário de € 2.500. O regulamento, formulário de inscrição e demais documentos encontram-se disponíveis no website www.odiana.pt

O «GUADIANA LAB» é uma das atividades nucleares do CHOOSE GUADIANA, um projeto estruturado em torno de quatro eixos principais de atuação. O Mar e o Rio Guadiana enquanto: fonte para a capacitação e qualificação das PME’s; fonte de atividade económica e investimento empresarial; fonte de inovação para novos produtos e serviços; e finalmente, enquanto destino de eleição na fileira náutica e desportiva.

A destacar que o CHOOSE GUADIANA é um projeto apoiado pelos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentado ao Aviso ALG-53-2018-22 e financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 (SIAC Qualificação).

 

Saiba mais e descarregue o REGULAMENTO e FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI

07.03.2022 | 12:43
Divulgação do Novo Site

NERA Lança Novo Website

O site do NERA tem desde a passada 4.ª feira, dia 9 de fevereiro de 2022, uma cara nova na web que garante agora uma experiência de navegação mais intuitiva, disponibilizando ainda mais informação ao utilizador.

Com novas funcionalidades, uma apresentação mais moderna e uma navegação mais intuitiva, a missão da página online do NERA mantém-se, ou seja, aproximar a Associação dos vários setores de atividade que integram o tecido empresarial da região e dos respetivos trabalhadores, comunicando o trabalho desenvolvido atualmente pelo NERA.

Esta ferramenta está agora mais “amiga do utilizador”, possibilitando, por exemplo, uma pesquisa mais rápida dos respetivos conteúdos. Esta reestruturação permite também uma melhor divulgação do trabalho de todas as áreas de atuação da Associação, nomeadamente os respetivos Serviços, Associativismo e Projetos, simplificando o acesso direto à informação sobre cada uma delas.

Por outro lado, foi conferido um maior destaque às novidades da Associação, divulgando as principais notícias sobre os vários setores económicos do Algarve, à formação dirigida às empresas e aos seus trabalhadores, bem como aos vários projetos co-financiados existentes.

Com o objetivo de consolidar a nossa presença online, o novo site está totalmente integrado com as redes sociais, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc., permitindo a partilha de toda a informação existente, fruto de uma maior integração com estes canais.

Poderá entrar em contacto connosco através do separador Contactos, solicitar-nos informação sobre as várias áreas de atuação da Associação ou até mesmo subscrever a nossa newsletter e receber informação sobre as várias áreas de interesse existentes.

Aceda a www.nera.pt e visite-nos!

11.02.2022 | 17:33
Webinar Riscos e Oportunidades Teletrabalho

WEBINAR “Riscos e Oportunidades do Novo Modelo de Organização do Teletrabalho” | 10 FEVEREIRO | 14H00 – 16H00

Visando ir ao encontro da situação que se está a verificar no tecido empresarial português e das várias medidas que têm vindo a ser adotadas, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, em parceria com a Sociedade de Advogados PLMJ, irá realizar no próximo dia 10 de fevereiro de 2022, entre as 14h00 e as 16h00, o Webinar “Riscos e Oportunidades do Novo Modelo de Organização do Teletrabalho”.

Esta iniciativa terá como principal objetivo dar a conhecer, através de uma abordagem prática e atual, os riscos e oportunidades do novo modelo de organização do teletrabalho.

Este evento será conduzido por Carmen Baptista Rosa, José Pedro Anacoreta e Rita de Carvalho, da Sociedade de Advogados PLMJ.

No link abaixo poderá aceder ao Programa completo deste Webinar e as informações técnicas necessárias:

PROGRAMA

participação neste Webinar é gratuita, mas a inscrição no mesmo é obrigatória. Neste sentido, a inscrição deverá ser efetuada até ao próximo dia 09 de fevereiro de 2022, através do preenchimento e submissão do Formulário seguinte:

INSCRIÇÃO

01.02.2022 | 17:52
Start On To Start Up

3ª Edição Start On to Start Up

“Empreender”, “Inspirar”, “Conhecer” e “Viajar” são os eixos destacados na terceira edição da iniciativa promovida pelo Município de Lagos.

Cruzar os caminhos do empreendedorismo, dos nómadas digitais e da sustentabilidade. É este o grande objetivo da terceira edição do Lagos Start On to Start Up – Meeting de Empreendedorismo que reúne Empresários, Empreendedores, Jovens e Stakeholders e que tem como objetivo estimular a atividade empresarial no concelho algarvio.

Inscrição é gratuita!

Consulte o Programa em www.lagosempreendedor.com

Para ver o vídeo promocional, clique aqui.

31.01.2022 | 17:43
Webinar CIEDJ-EURES

Webinar CIEJD/EURES sobre Estágios “Blue Book” | 20 de janeiro | 10H30

No próximo dia 20 de janeiro, pelas 10h30m (hora de Portugal continental), o IEFP, IP/EURES Portugal irá realizar em colaboração com o CIEJD – Centro de Informação Europeia Jacques Delors, um Webinar sobre o Programa de Estágios “Blue Book”, nas Instituições Europeias (duração estimada: 90m), nas áreas da Administração (conceito alargado) e Tradução.

Este Programa abre em cada edição ca. 650 vagas e proporciona oportunidades de estágio, com a duração de 5 meses, nas várias Direções-Gerais, Representações Permanentes e Agências de execução da Comissão Europeia.

O local dos estágios será na sua maioria na cidade de Bruxelas e no Luxemburgo, mas também existem vagas noutras cidades europeias (incluindo 1 vaga para Lisboa).

As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2022.

Este é um Programa que pode ser de interesse para os candidatos mais jovens / com menor experiência profissional, que pretendam ter uma experiência numa destas instituições.

Requisitos mínimos:

• cidadania da UE (ou de um país com acordo de pré-adesão à UE),
• curso de ensino superior (mínimo licenciatura) concluído
• fluência (nível C1/C2) em 2 línguas oficiais da UE, uma das quais deverá ser: inglês, francês ou alemão
• não ter tido experiência anterior (de estágio/trabalho) numa instituição ou órgão comunitário

Poderá efetuar a sua inscrição através do link: https://bit.ly/Webinar_EstagiosBlueBook2022

12.01.2022 | 17:28
Retribuição Mínima Mensal

Atualização do valor da retribuição mínima mensal garantida| Medida excecional de compensação às Empresas

Foi publicado Decreto-Lei 109-B/2021 que aprova a atualização do valor da retribuição mínima mensal garantida, no valor legal de €705 e cria uma medida excecional de compensação às empresas que tenham de aumentar o SMN no próximo ano.

As empresas vão poder receber €112 por cada trabalhador que passe da atual remuneração mínima vigente (€665) para a nova retribuição mínima (€705).

As entidades empregadoras, independentemente da sua forma jurídica, bem como, as pessoas singulares, com um ou mais trabalhadores ao seu serviço, têm direito a um subsídio pecuniário por trabalhador, pago de uma só vez, pelo IAPMEI ou pelo Turismo de Portugal.

Para poder usufruir deste auxílio estatal as Empresas terão de fazer o registo até ao dia 1 de março de 2022, no sistema eletrónico disponibilizado pelo IAPMEI e Turismo de Portugal, data a partir da qual caduca o direito ao subsídio pecuniário, sendo o pagamento efetuado no prazo máximo de 30 dias contados do término do prazo.

Qual é o valor a pagar?

  • O subsídio tem o valor de €112 por trabalhador que, na declaração de remunerações relativa ao mês de dezembro de 2021, aufira o salário que vigorou em 2021, ou seja €665;
  • O subsídio pecuniário por trabalhador que, na declaração de remunerações relativa ao mês de dezembro de 2021, aufira entre €665 e €705, corresponde a 50 % dos €112, ou seja, a empresa neste caso só receberá €56/trabalhador;
  • A empresa com um trabalhador que, na declaração de remunerações relativa ao mês de dezembro de 2021, aufira entre €665 e €705, quando esse valor tenha sido negociado através de contratação coletiva, “revista ou alterada em 2021, e desde que, em dezembro de 2020, a remuneração base declarada fosse inferior aos €665”, terá também direito ao valor da compensação na íntegra (ou seja, aos €112).
07.01.2022 | 17:03

Abertura de concursos de apoio para a produção e venda de produtos agrícolas e para a renovação de aldeias | In Loco

In Loco abre concursos de apoio para a produção e venda de produtos agrícolas e para a renovação de aldeias
 
Apoios inserem-se no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local para o Interior do Algarve Central
Ainda em dezembro abrem novas oportunidades de apresentar candidaturas, financiadas no âmbito da medida 10 “LEADER”, do PDR2020.
  • 10.2.1.1 – PEQUENOS INVESTIMENTOS NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA (entre 20 de dezembro e 11 de fevereiro)

Neste aviso, as candidaturas apresentadas devem promover a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores e contribuir para o processo de modernização e de capacitação das empresas do setor agrícola.

  • 10.2.1.4 – CADEIAS CURTAS E MERCADOS LOCAIS – Componente CADEIAS CURTAS (entre 20 de dezembro e 4 de fevereiro)

Já na medida das Cadeias Curtas, os objetivos são promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como fomentando a confiança entre produtor e consumidor e incentivar práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, contribuindo para a diminuição da emissão de gases efeito de estufa através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição.

  • 10.2.1.6 – RENOVAÇÃO DE ALDEIAS (entre 27 de dezembro e 18 de fevereiro)

Com este apoio pretende-se: preservar, conservar e valorizar os elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como dos elementos que constituem o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios; criar ou melhorar infraestruturas de coletividades locais, onde as populações possam desenvolver atividades culturais, desportivas, bem como atividades de empreendedorismo social de base comunitária.

Os apoios previstos variam entre 40% a 80% do investimento elegível, sob a forma de subsídio não reembolsável.

Os investimentos devem estar localizados no território do Interior Algarve Central, que abrange as seguintes freguesias: Guia e Paderne, no Concelho de Albufeira; Santa Bárbara de Nexe, Conceição e Estoi, no Concelho de Faro; Alte, Ameixial, Boliqueime, Salir, São Sebastião e Querença, Tôr e Benafim, no Concelho de Loulé; Pechão e Moncarapacho e Fuseta, no Concelho de Olhão; São Brás de Alportel; São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, no Concelho de Silves; Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo e Luz de Tavira e Santo Estêvão, no Concelho de Tavira.

Aceda aqui a mais informação e documentação.

Esclarecimentos junto da Associação IN LOCO através dos telefones 289840860 / 969986439 ou correio eletrónico dlbc@in-loco.pt.
A In Loco é a entidade gestora do Grupo de Ação Local para o Interior do Algarve Central.
20.12.2021 | 16:51

UAlg Online Careers Fair decorre nos dias 24 e 25 de novembro

Universidade do Algarve e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) organizam, nos dias 24 e 25 de novembro, a UAlg Online Careers Fair. A partir de Portugal para toda a Europa, esta feira de emprego é gratuita e conta com a participação de mais de 67 empresas online e 13 de forma presencial, a recrutar em vários setores e áreas profissionais, e com a representação de serviços EURES de 6 países e alguns serviços de informação e aconselhamento.

Os interessados em participar podem inscrever-se aqui e as empresas que pretendam integrar esta feira de emprego digital ainda poderão fazer a sua inscrição aqui.

UAlg Online Careers Fair é dirigida a estudantes do ensino superior, profissionais qualificados, recém-graduados ou com experiência, que pretendam candidatar-se a um emprego/estágio/projeto de investigação, a nível nacional ou europeu e insere-se nas atividades do EURES Portugal.

Este evento permite:

• assistir a um Programa de apresentações de empresas, com dois painéis de debate e testemunhos sobre o EURES, outros programas de apoio à mobilidade e oportunidades de carreira a nível transfronteiriço e na UE/EEE;
• contactar com (cerca de 70) empregadores, especialistas no mercado de trabalho e serviços de informação e de apoio à mobilidade (perto de 90 expositores confirmados até ao momento);
• candidatar-se a ofertas concretas de emprego/estágio – cerca de 200 perfis diferentes com + de 1000 posições disponíveis (e mais serão publicadas nos próximos dias), em áreas tão diversas como:
– engenharias e tecnologias de informação
– ciências empresariais (gestão, economia, contabilidade, finanças, auditoria)
– marketing digital, comunicação e design multimédia
– matemática, estatística, data science
– turismo, hotelaria e restauração, animação turística
– centros de contacto e centros de serviços partilhados
– comércio e vendas
de entre outras;
• ser pré-selecionado(a) e convidado(a) para uma ou mais entrevistas (no período entre 24 de novembro e 3 de dezembro).

No dia 24 de novembro, quem procura emprego poderá assistir online ou presencialmente (no Hall do Grande Auditório do Campus de Gambelas da UAlg) a diversas apresentações de empresas e outros serviços de apoio à carreira profissional, em Portugal e na Europa. Todos os interessados poderão contactar com empregadores, especialistas do mercado de trabalho e serviços de apoio à mobilidade e candidatar-se a ofertas concretas de emprego/estágio, disponibilizadas não só pelas empresas participantes, mas também oriundas de outros países da União Europeia.

Já no dia 25 de novembro, as atividades realizar-se-ão apenas em formato online.

A candidatura deverá ser formalizada, sendo que os interessados também deverão carregar o Curriculum Vitae ou perfil de LinkedIn, de modo a possibilitar a participação online, responder a ofertas de emprego, marcar entrevistas, contactar via chat com os empregadores, organizações e países participantes e também para receber atualizações e sugestões para uma melhor preparação do evento.

Mais Informações em: www.europeanjobdays.eu/UAlgOnlineCareersFair2021

24.11.2021 | 11:22

LOULÉ INTERFOOD FEST | 12 e 13 de novembro

Em novembro o Algarve recebe o LOULÉ INTERFOOD FEST, um evento dedicado aos produtos e gastronomia local. Desde mercado de produtores, showcookings, workshops, B2B e aulas de culinária. O evento é gratuito e promete fomentar saberes e degustar muitos sabores locais.

Novembro é mês de LOULÉ INTERFOOD FEST, um evento dedicado aos produtos locais e à gastronomia e destinado a todos os apaixonados pelos produtos locais alimentares autênticos e saudáveis. Uma iniciativa transfronteiriça que fomenta a inovação gastronómica baseada na fusão de sabores e saberes dos territórios do Algarve e das províncias de Huelva e Cádiz. Decorre já nos dias 12 e 13 de novembro, das 10h às 17h30, no Palácio Gama Lobo, em Loulé.

O LOULÉ INTERFOOD FEST, enquanto evento gastronómico, pretende ser um encontro de consumidores, produtores agroalimentares, Chefs de cozinha, agentes de turismo e profissionais de outras organizações públicas e privadas, empenhados na valorização e promoção de produtos locais e da gastronomia do Algarve e Espanha.

A iniciativa tem um cardápio dividido em seis áreas distintas:

  • Mercado de Produtores, que contempla uma variedade de oferta de produtos locais autênticos e de qualidade superior.
  • O espaço Showcookings com base na fusão de sabores e saberes dos territórios do Algarve e da Andaluzia, contando com a assinatura de Chefs de renome.
  • Laboratório de Gastronomia, espaço privilegiado para aulas de culinária cujas receitas aliam o tradicional à inovação.
  • O espaço Workshops dedicado a temas tão variados como a Dieta Mediterrânica, Slow Food, Circuitos Curtos de Comercialização, Internacionalização de Produtos Alimentares e Turismo Culinário e Enológico.
  • O espaço B2B, dedicado a encontros/reuniões entre produtores e potenciais compradores, nas mais variadas áreas.
  • O espaço Degustação Produtos Vitalizar, espaço onde é possível a degustação de recursos do território com as demonstrações das escolas profissionais de cozinha, pastelaria, restauração e bar da região do Algarve.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sendo que a participação nos Workshops, B2B e Laboratórios de Gastronomia estão sujeitas a inscrição através do website: www.louleinterfoodfest.com e limitada aos lugares existentes.

A organização desta iniciativa é conjunta e está a cargo do Município de Loulé, do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, e da ODIANA– Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, no âmbito do Projeto INTERPYME.

A destacar que o Projeto INTERPYME – Plataforma para Internacionalização das PME’s do Algarve e das Províncias de Cádiz e Huelva – é uma iniciativa de cooperação cofinanciada pelo Programa Interreg V- A Espanha-Portugal 2014-2020. A parceria do Projeto conta com a Diputación de Cádiz, através do IEDT, com a Confederación de Empresarios de Cádiz, o CEEI Bahía de Cádiz, a Universidade de Cádiz, a Cámara de Comercio de Jerez de la Frontera, a Diputación de Huelva, o Município de Loulé, o NERA e a ODIANA.

Para informações sobre o evento, bem como inscrições consulte www.louleinterfoodfest.com

ADESAO INTERPYME

24.11.2021 | 11:20

Conferência Formação Financeira 2021 – Digitalização da Gestão Financeira | 28 OUT 2021 | ONLINE

IAPMEI e o Turismo de Portugal, em parceria com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, organizam a Conferência Formação Financeira 2021 | “Digitalização da Gestão Financeira”, que se realizará no próximo dia 28 de outubro, em live streaming.

Em consequência da pandemia, muitas empresas tiveram de alterar, de forma abrupta, os seus processos organizacionais e a forma como interagem com os seus stakeholders, o que resultou no aumento da digitalização dos processos, em especial dos financeiros.

Considerando o contexto atual, a edição deste ano vai abordar temas críticos para a gestão empresarial, como ferramentas de apoio à gestão financeira e fiscal, pagamentos digitais seguros e cibersegurança nos negócios.

Consulte o Programa.

INSCREVA-SE AQUI.

25.10.2021 | 15:49

Programa Adaptar Turismo

Programa Adaptar Turismo é um mecanismo de apoio à recuperação da atividade empresarial no âmbito de novas medidas de resposta às necessidades do setor do turismo decorrentes do forte impacto económico e social da COVID-19.
Com uma dotação de 5 milhões de euros, este novo programa é um instrumento de financiamento de natureza não reembolsável que visa apoiar as empresas turísticas no seu esforço de retoma da atividade.
Aplicável a todo o território nacional, dirige-se a micro, pequenas e médias empresas que desenvolvam atividades económicas com as CAE do turismo, e que pretendam investir na adaptação dos seus estabelecimentos ou ajustar processos de planeamento estratégico e de gestão à nova realidade pós-COVID-19.
O montante mínimo de investimento elegível é de 2.500 euros e o apoio financeiro corresponde a 75% das despesas elegíveis, com um limite máximo de 15.000 euros.
No caso de empresas com atividade principal inserida nas CAE 56302, 56304, 56305, 93210 e 93294 e que tenham estado encerradas administrativamente em virtude da situação pandémica, a taxa de apoio é majorada para 85%, com um limite máximo de 20.000 euros.
As candidaturas são apresentadas a partir de 21 de outubro de 2021, através de formulário eletrónico disponível no portal do Turismo de Portugal, I.P.
Mais informações:
19.10.2021 | 15:26