NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve
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Sessão Tráfico de Seres Humanos

Sessão sobre Tráfico de Seres Humanos

No âmbito do Projeto Tavira Integra+, a Fundação Irene Rolo enquanto Entidade Promotora do Projeto, em parceria com a EME Algarve – Equipa Multidisciplinar Especializada para a Assistência a Vítimas de Tráfico, irá realizar no próximo dia 28 de março, pelas 10h30, nas suas instalações em Tavira, uma sessão de sensibilização/informação sobre Tráfico de Seres Humanos, destinada a Entidades Empregadoras.

Pretende-se com esta sessão, sensibilizar para a prevenção do Tráfico de Seres Humanos e informar sobre as orientações na sinalização de vítimas de tráfico de seres humanos em Portugal.

O Projeto Tavira Integra+, tem por objetivo promover a integração da população imigrante no concelho de Tavira e é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração – FAMI e pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

14.03.2022 | 15:21
Cheque-Formação

Medida Cheque-Formação

A Medida Cheque-Formação, criada pela Portaria n.º 229/2015, de 3 de agosto, constitui uma modalidade de financiamento direto da formação a atribuir aos utentes inscritos na rede de Centros de Emprego e de Centros de Emprego e Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), nomeadamente empregadores, ativos empregados e desempregados.

Esta Medida tem como objetivo principal o incentivo à formação profissional, constituindo-se como um instrumento potenciador da criação e da manutenção do emprego e do reforço da qualificação e empregabilidade.

O Regulamento Específico, aplicável no território Continental, define o regime e as condições de acesso aos apoios concedidos pelo IEFP, I.P. no âmbito da Medida Cheque-Formação.

O Cheque-Formação visa reforçar a qualidade e a celeridade das medidas ativas de emprego, em particular no que respeita à qualificação profissional, procurando, nomeadamente:

– Contribuir para a melhoria da produtividade e da competitividade das empresas, através do reforço da qualificação profissional dos seus trabalhadores, em especial dos menos qualificados;

– Potenciar a procura de formação por parte dos desempregados e dos ativos empregados;

– Incentivar os percursos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o desenvolvimento pessoal dos ativos empregados e dos desempregados;

– Corresponsabilizar os empregadores, os ativos empregados e os desempregados na procura de respostas de formação que promovam a melhoria dos desempenhos profissionais;

– Potenciar o ajustamento entre a oferta e a procura de formação, imprimindo uma nova dinâmica nos operadores de formação.

São beneficiários da formação apoiada pelo Cheque-Formação:

– Ativos empregados, com idade superior ou igual a 16 anos, independentemente do seu nível de qualificação, cujas candidaturas podem ser apresentadas pelos próprios ou pelas respetivos empregadores;

– Desempregados inscritos no IEFP, I.P. há, pelo menos, 90 dias consecutivos, com idade igual ou superior a 16 anos, detentores do nível 3 a 6 de qualificação. A formação a apoiar deve corresponder ao definido no Plano Pessoal de Qualificação (PPQ), obtido na sequência de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) profissional.

Sempre que se verifique a necessidade de reconhecimento do grau académico obtido em países da União Europeia ou países terceiros, de cidadãos nacionais ou estrangeiros, devem cumprir-se os procedimentos definidos na legislação nacional aplicável.

As condições de elegibilidade dos beneficiários são aferidas à data da apresentação da candidatura.

No caso de formandos desempregados mantem-se a obrigatoriedade da procura ativa de emprego durante todo o período de formação, que deve decorrer fora dos horários da formação.

QUEM PODE APRESENTAR CANDIDATURA:

– Os beneficiários diretos da formação;

– As entidades empregadoras, relativamente aos seus trabalhadores, sendo consideradas para este efeito as pessoas coletivas ou singulares de direito privado, com ou sem fins lucrativos, de acordo com os requisitos constantes do Regulamento Específico.

A apresentação de candidaturas processa-se da seguinte forma:

– A apresentação das candidaturas é efetuada através do portal Iefponline, em iefponline.iefp.pt, doravante designado por Portal, sendo necessário o registo prévio do candidato no Portal (caso ainda não tenha efetuado este passo);

– O formulário de candidatura encontra-se disponível no referido Portal, na página Apoios e Incentivos ou na área de gestão do candidato (Candidaturas a programas/Medidas, Medida Cheque-Formação);

– No caso de candidaturas apresentadas por entidades empregadoras, as mesmas podem agregar vários trabalhadores no mesmo pedido;

– O processo de instrução da candidatura pode ser efetuado de forma progressiva, de acordo com a disponibilidade dos candidatos, permitindo gravações intermédias.

O Cheque-Formação tem um regime de candidatura aberta.

As candidaturas são aprovadas até ao limite anual da dotação orçamental.

PAGAMENTO DOS APOIOS

O pagamento de 50% do valor comprovadamente pago para efeitos de frequência da formação aprovada será efetuado no prazo de 5 dias úteis a contar da entrega do último dos seguintes documentos:

– Termo de aceitação;

– Comprovativos do pagamento da formação para a qual foi aprovado o apoio.

Os beneficiários do Cheque-Formação ou a entidade empregadora, quando candidata, devem submeter no Portal, no prazo máximo de 2 meses após o termo da formação, os seguintes documentos:

– comprovativo de frequência, a emitir pela entidade formadora;

– comprovativo da conclusão, com aproveitamento.

Decorrente da análise e confirmação da informação constante dos documentos acima referidos, é efetuado, no prazo de 10 dias úteis, o processamento do valor remanescente, constante do Termo de Aceitação.

Consulte o Regulamento da Medida Cheque-Formação aqui.

Consulte a Ficha Síntese aqui.

09.03.2022 | 16:25
Guadiana LAB

ODIANA LANÇA O CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO: «GUADIANA LAB»

A ODIANAAssociação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “GUADIANA LAB”, relacionado com a economia do mar e rio no Baixo Guadiana algarvio.

A Fase de candidaturas ao Concurso encontra-se aberta desde o dia 01 de março, cuja missão é promover a apresentação de projetos, produtos e/ou serviços que contribuam para a introdução de inovação, conhecimento e identificação de oportunidades em torno do setor da economia do mar/rio no território do Baixo Guadiana algarvio, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

As grandes metas são fomentar a inovação e sustentabilidade, potenciar a integração de jovens, investigadores e empreendedores, e, por fim, promover o desenvolvimento de processos de indústrias criativas no território. São admitidas ideias de negócio exclusivamente em torno da economia do mar, nomeadamente as que se enquadrem no setor primário, na indústria transformadora, nos serviços avançados de tecnologia e turismo, nas indústrias culturais e criativas, na saúde e bem-estar, no setor agroalimentar e no âmbito das energias renováveis, tal como descrito no Regulamento do concurso, o qual aconselhamos a sua consulta.

Aberto à participação individual ou coletiva, o Concurso «GUADIANA LAB» decorre em três fases, sendo que a fase de Propostas abriu no dia 01 de março com submissão de ideias de negócio até ao dia 30 de abril. As três melhores candidaturas terão acesso direto à segunda fase, com direito a ações de high coaching empresarial, nomeadamente Workshops e Planos de Negócio especializados.  Na terceira e última fase haverá lugar às menções honrosas e a ideia vencedora terá direito a um prémio pecuniário de € 2.500. O regulamento, formulário de inscrição e demais documentos encontram-se disponíveis no website www.odiana.pt

O «GUADIANA LAB» é uma das atividades nucleares do CHOOSE GUADIANA, um projeto estruturado em torno de quatro eixos principais de atuação. O Mar e o Rio Guadiana enquanto: fonte para a capacitação e qualificação das PME’s; fonte de atividade económica e investimento empresarial; fonte de inovação para novos produtos e serviços; e finalmente, enquanto destino de eleição na fileira náutica e desportiva.

A destacar que o CHOOSE GUADIANA é um projeto apoiado pelos Municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentado ao Aviso ALG-53-2018-22 e financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 (SIAC Qualificação).

 

Saiba mais e descarregue o REGULAMENTO e FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI

07.03.2022 | 12:43
EURES2022

Seize the Summer with EURES 2022

Após um ano de interregno, a Rede Europeia de Serviços de Emprego (EURES) encontra-se a promover o Seize the Summer with EURES, que irá realizar já no próximo dia 22 de março a sua 5ª Edição!

Num ano em que esperamos que o turismo nacional consolide a sua trajetória de recuperação, o objetivo é apoiar as empresas nos seus esforços de captação de talento nesta área, indo de encontro às suas necessidades de recrutamento, alargando assim a participação das Empresas / Estabelecimentos algarvios no evento.

Este é um evento de âmbito europeu, exclusivamente online, com enfoque em empregos e estágios de verão (aberto a ofertas de maior duração), onde colocamos em contacto empresas de 9 países do sul da Europa (para além de Portugal, também Espanha, França, Itália, Grécia, Malta, Chipre, Eslovénia e Croácia) e candidatos de toda a Europa, contando já com 185 expositores – dos quais 175 são empresas, 25 destas são empresas portuguesas, de várias regiões, mas o número poderá ainda aumentar.

Quanto a ofertas de emprego, temos neste momento cerca de 460 (das quais perto de 70 ofertas para Portugal), com mais de 4600 postos de trabalho, em múltiplas áreas profissionais relacionadas com o Turismo, Hotelaria e Restauração.

As empresas que se encontrem disponíveis para alargar a sua procura a candidatos de países europeus, com formação, competências, motivação e bons conhecimentos linguísticos, deverão participar neste evento!

Podem, de forma gratuita e sem sair do seu posto de trabalho:

  • divulgar as suas ofertas de emprego, estágio ou programas de graduados – e pré-selecionar candidatos relevantes
  • ter um stand virtual apelativo (incluindo por exemplo, uma breve apresentação em vídeo), promovendo a sua empresa junto de potenciais candidatos
  • no dia do evento, contactar com potenciais candidatos por vídeo chat, explorando possibilidades
  • agendar e conduzir, na plataforma, entrevistas entre 22 e 26 de março, com candidatos por si pré-selecionados

Língua de trabalho: inglês

Para mais informação, clique aqui.

INSCREVA-SE AQUI! (Data limite de inscrição: 11 de março)

Se já participou em eventos anteriores, pode fazer o login na plataforma e associar-se ao evento.

No seguimento da vossa inscrição, serão contactados por um(a) conselheiro EURES, que vos acompanhará e dará todo o apoio necessário antes, durante e após o dia do evento.

Em caso de dúvida, contactar: eventos.eures@iefp.pt, ou se preferir através de um Conselheiro EURES do Algarve, nomeadamente:

 

23.02.2022 | 11:49
Divulgação do Novo Site

NERA Lança Novo Website

O site do NERA tem desde a passada 4.ª feira, dia 9 de fevereiro de 2022, uma cara nova na web que garante agora uma experiência de navegação mais intuitiva, disponibilizando ainda mais informação ao utilizador.

Com novas funcionalidades, uma apresentação mais moderna e uma navegação mais intuitiva, a missão da página online do NERA mantém-se, ou seja, aproximar a Associação dos vários setores de atividade que integram o tecido empresarial da região e dos respetivos trabalhadores, comunicando o trabalho desenvolvido atualmente pelo NERA.

Esta ferramenta está agora mais “amiga do utilizador”, possibilitando, por exemplo, uma pesquisa mais rápida dos respetivos conteúdos. Esta reestruturação permite também uma melhor divulgação do trabalho de todas as áreas de atuação da Associação, nomeadamente os respetivos Serviços, Associativismo e Projetos, simplificando o acesso direto à informação sobre cada uma delas.

Por outro lado, foi conferido um maior destaque às novidades da Associação, divulgando as principais notícias sobre os vários setores económicos do Algarve, à formação dirigida às empresas e aos seus trabalhadores, bem como aos vários projetos co-financiados existentes.

Com o objetivo de consolidar a nossa presença online, o novo site está totalmente integrado com as redes sociais, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc., permitindo a partilha de toda a informação existente, fruto de uma maior integração com estes canais.

Poderá entrar em contacto connosco através do separador Contactos, solicitar-nos informação sobre as várias áreas de atuação da Associação ou até mesmo subscrever a nossa newsletter e receber informação sobre as várias áreas de interesse existentes.

Aceda a www.nera.pt e visite-nos!

11.02.2022 | 17:33
Webinar Riscos e Oportunidades Teletrabalho

WEBINAR “Riscos e Oportunidades do Novo Modelo de Organização do Teletrabalho” | 10 FEVEREIRO | 14H00 – 16H00

Visando ir ao encontro da situação que se está a verificar no tecido empresarial português e das várias medidas que têm vindo a ser adotadas, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, em parceria com a Sociedade de Advogados PLMJ, irá realizar no próximo dia 10 de fevereiro de 2022, entre as 14h00 e as 16h00, o Webinar “Riscos e Oportunidades do Novo Modelo de Organização do Teletrabalho”.

Esta iniciativa terá como principal objetivo dar a conhecer, através de uma abordagem prática e atual, os riscos e oportunidades do novo modelo de organização do teletrabalho.

Este evento será conduzido por Carmen Baptista Rosa, José Pedro Anacoreta e Rita de Carvalho, da Sociedade de Advogados PLMJ.

No link abaixo poderá aceder ao Programa completo deste Webinar e as informações técnicas necessárias:

PROGRAMA

participação neste Webinar é gratuita, mas a inscrição no mesmo é obrigatória. Neste sentido, a inscrição deverá ser efetuada até ao próximo dia 09 de fevereiro de 2022, através do preenchimento e submissão do Formulário seguinte:

INSCRIÇÃO

01.02.2022 | 17:52
Start On To Start Up

3ª Edição Start On to Start Up

“Empreender”, “Inspirar”, “Conhecer” e “Viajar” são os eixos destacados na terceira edição da iniciativa promovida pelo Município de Lagos.

Cruzar os caminhos do empreendedorismo, dos nómadas digitais e da sustentabilidade. É este o grande objetivo da terceira edição do Lagos Start On to Start Up – Meeting de Empreendedorismo que reúne Empresários, Empreendedores, Jovens e Stakeholders e que tem como objetivo estimular a atividade empresarial no concelho algarvio.

Inscrição é gratuita!

Consulte o Programa em www.lagosempreendedor.com

Para ver o vídeo promocional, clique aqui.

31.01.2022 | 17:43
Webinar CIEDJ-EURES

Webinar CIEJD/EURES sobre Estágios “Blue Book” | 20 de janeiro | 10H30

No próximo dia 20 de janeiro, pelas 10h30m (hora de Portugal continental), o IEFP, IP/EURES Portugal irá realizar em colaboração com o CIEJD – Centro de Informação Europeia Jacques Delors, um Webinar sobre o Programa de Estágios “Blue Book”, nas Instituições Europeias (duração estimada: 90m), nas áreas da Administração (conceito alargado) e Tradução.

Este Programa abre em cada edição ca. 650 vagas e proporciona oportunidades de estágio, com a duração de 5 meses, nas várias Direções-Gerais, Representações Permanentes e Agências de execução da Comissão Europeia.

O local dos estágios será na sua maioria na cidade de Bruxelas e no Luxemburgo, mas também existem vagas noutras cidades europeias (incluindo 1 vaga para Lisboa).

As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2022.

Este é um Programa que pode ser de interesse para os candidatos mais jovens / com menor experiência profissional, que pretendam ter uma experiência numa destas instituições.

Requisitos mínimos:

• cidadania da UE (ou de um país com acordo de pré-adesão à UE),
• curso de ensino superior (mínimo licenciatura) concluído
• fluência (nível C1/C2) em 2 línguas oficiais da UE, uma das quais deverá ser: inglês, francês ou alemão
• não ter tido experiência anterior (de estágio/trabalho) numa instituição ou órgão comunitário

Poderá efetuar a sua inscrição através do link: https://bit.ly/Webinar_EstagiosBlueBook2022

12.01.2022 | 17:28
Retribuição Mínima Mensal

Atualização do valor da retribuição mínima mensal garantida| Medida excecional de compensação às Empresas

Foi publicado Decreto-Lei 109-B/2021 que aprova a atualização do valor da retribuição mínima mensal garantida, no valor legal de €705 e cria uma medida excecional de compensação às empresas que tenham de aumentar o SMN no próximo ano.

As empresas vão poder receber €112 por cada trabalhador que passe da atual remuneração mínima vigente (€665) para a nova retribuição mínima (€705).

As entidades empregadoras, independentemente da sua forma jurídica, bem como, as pessoas singulares, com um ou mais trabalhadores ao seu serviço, têm direito a um subsídio pecuniário por trabalhador, pago de uma só vez, pelo IAPMEI ou pelo Turismo de Portugal.

Para poder usufruir deste auxílio estatal as Empresas terão de fazer o registo até ao dia 1 de março de 2022, no sistema eletrónico disponibilizado pelo IAPMEI e Turismo de Portugal, data a partir da qual caduca o direito ao subsídio pecuniário, sendo o pagamento efetuado no prazo máximo de 30 dias contados do término do prazo.

Qual é o valor a pagar?

  • O subsídio tem o valor de €112 por trabalhador que, na declaração de remunerações relativa ao mês de dezembro de 2021, aufira o salário que vigorou em 2021, ou seja €665;
  • O subsídio pecuniário por trabalhador que, na declaração de remunerações relativa ao mês de dezembro de 2021, aufira entre €665 e €705, corresponde a 50 % dos €112, ou seja, a empresa neste caso só receberá €56/trabalhador;
  • A empresa com um trabalhador que, na declaração de remunerações relativa ao mês de dezembro de 2021, aufira entre €665 e €705, quando esse valor tenha sido negociado através de contratação coletiva, “revista ou alterada em 2021, e desde que, em dezembro de 2020, a remuneração base declarada fosse inferior aos €665”, terá também direito ao valor da compensação na íntegra (ou seja, aos €112).
07.01.2022 | 17:03

Abertura de concursos de apoio para a produção e venda de produtos agrícolas e para a renovação de aldeias | In Loco

In Loco abre concursos de apoio para a produção e venda de produtos agrícolas e para a renovação de aldeias
 
Apoios inserem-se no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local para o Interior do Algarve Central
Ainda em dezembro abrem novas oportunidades de apresentar candidaturas, financiadas no âmbito da medida 10 “LEADER”, do PDR2020.
  • 10.2.1.1 – PEQUENOS INVESTIMENTOS NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA (entre 20 de dezembro e 11 de fevereiro)

Neste aviso, as candidaturas apresentadas devem promover a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores e contribuir para o processo de modernização e de capacitação das empresas do setor agrícola.

  • 10.2.1.4 – CADEIAS CURTAS E MERCADOS LOCAIS – Componente CADEIAS CURTAS (entre 20 de dezembro e 4 de fevereiro)

Já na medida das Cadeias Curtas, os objetivos são promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como fomentando a confiança entre produtor e consumidor e incentivar práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, contribuindo para a diminuição da emissão de gases efeito de estufa através da redução de custos de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição.

  • 10.2.1.6 – RENOVAÇÃO DE ALDEIAS (entre 27 de dezembro e 18 de fevereiro)

Com este apoio pretende-se: preservar, conservar e valorizar os elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como dos elementos que constituem o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios; criar ou melhorar infraestruturas de coletividades locais, onde as populações possam desenvolver atividades culturais, desportivas, bem como atividades de empreendedorismo social de base comunitária.

Os apoios previstos variam entre 40% a 80% do investimento elegível, sob a forma de subsídio não reembolsável.

Os investimentos devem estar localizados no território do Interior Algarve Central, que abrange as seguintes freguesias: Guia e Paderne, no Concelho de Albufeira; Santa Bárbara de Nexe, Conceição e Estoi, no Concelho de Faro; Alte, Ameixial, Boliqueime, Salir, São Sebastião e Querença, Tôr e Benafim, no Concelho de Loulé; Pechão e Moncarapacho e Fuseta, no Concelho de Olhão; São Brás de Alportel; São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, no Concelho de Silves; Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo e Luz de Tavira e Santo Estêvão, no Concelho de Tavira.

Aceda aqui a mais informação e documentação.

Esclarecimentos junto da Associação IN LOCO através dos telefones 289840860 / 969986439 ou correio eletrónico dlbc@in-loco.pt.
A In Loco é a entidade gestora do Grupo de Ação Local para o Interior do Algarve Central.
20.12.2021 | 16:51

UAlg Online Careers Fair decorre nos dias 24 e 25 de novembro

Universidade do Algarve e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) organizam, nos dias 24 e 25 de novembro, a UAlg Online Careers Fair. A partir de Portugal para toda a Europa, esta feira de emprego é gratuita e conta com a participação de mais de 67 empresas online e 13 de forma presencial, a recrutar em vários setores e áreas profissionais, e com a representação de serviços EURES de 6 países e alguns serviços de informação e aconselhamento.

Os interessados em participar podem inscrever-se aqui e as empresas que pretendam integrar esta feira de emprego digital ainda poderão fazer a sua inscrição aqui.

UAlg Online Careers Fair é dirigida a estudantes do ensino superior, profissionais qualificados, recém-graduados ou com experiência, que pretendam candidatar-se a um emprego/estágio/projeto de investigação, a nível nacional ou europeu e insere-se nas atividades do EURES Portugal.

Este evento permite:

• assistir a um Programa de apresentações de empresas, com dois painéis de debate e testemunhos sobre o EURES, outros programas de apoio à mobilidade e oportunidades de carreira a nível transfronteiriço e na UE/EEE;
• contactar com (cerca de 70) empregadores, especialistas no mercado de trabalho e serviços de informação e de apoio à mobilidade (perto de 90 expositores confirmados até ao momento);
• candidatar-se a ofertas concretas de emprego/estágio – cerca de 200 perfis diferentes com + de 1000 posições disponíveis (e mais serão publicadas nos próximos dias), em áreas tão diversas como:
– engenharias e tecnologias de informação
– ciências empresariais (gestão, economia, contabilidade, finanças, auditoria)
– marketing digital, comunicação e design multimédia
– matemática, estatística, data science
– turismo, hotelaria e restauração, animação turística
– centros de contacto e centros de serviços partilhados
– comércio e vendas
de entre outras;
• ser pré-selecionado(a) e convidado(a) para uma ou mais entrevistas (no período entre 24 de novembro e 3 de dezembro).

No dia 24 de novembro, quem procura emprego poderá assistir online ou presencialmente (no Hall do Grande Auditório do Campus de Gambelas da UAlg) a diversas apresentações de empresas e outros serviços de apoio à carreira profissional, em Portugal e na Europa. Todos os interessados poderão contactar com empregadores, especialistas do mercado de trabalho e serviços de apoio à mobilidade e candidatar-se a ofertas concretas de emprego/estágio, disponibilizadas não só pelas empresas participantes, mas também oriundas de outros países da União Europeia.

Já no dia 25 de novembro, as atividades realizar-se-ão apenas em formato online.

A candidatura deverá ser formalizada, sendo que os interessados também deverão carregar o Curriculum Vitae ou perfil de LinkedIn, de modo a possibilitar a participação online, responder a ofertas de emprego, marcar entrevistas, contactar via chat com os empregadores, organizações e países participantes e também para receber atualizações e sugestões para uma melhor preparação do evento.

Mais Informações em: www.europeanjobdays.eu/UAlgOnlineCareersFair2021

24.11.2021 | 11:22

LOULÉ INTERFOOD FEST | 12 e 13 de novembro

Em novembro o Algarve recebe o LOULÉ INTERFOOD FEST, um evento dedicado aos produtos e gastronomia local. Desde mercado de produtores, showcookings, workshops, B2B e aulas de culinária. O evento é gratuito e promete fomentar saberes e degustar muitos sabores locais.

Novembro é mês de LOULÉ INTERFOOD FEST, um evento dedicado aos produtos locais e à gastronomia e destinado a todos os apaixonados pelos produtos locais alimentares autênticos e saudáveis. Uma iniciativa transfronteiriça que fomenta a inovação gastronómica baseada na fusão de sabores e saberes dos territórios do Algarve e das províncias de Huelva e Cádiz. Decorre já nos dias 12 e 13 de novembro, das 10h às 17h30, no Palácio Gama Lobo, em Loulé.

O LOULÉ INTERFOOD FEST, enquanto evento gastronómico, pretende ser um encontro de consumidores, produtores agroalimentares, Chefs de cozinha, agentes de turismo e profissionais de outras organizações públicas e privadas, empenhados na valorização e promoção de produtos locais e da gastronomia do Algarve e Espanha.

A iniciativa tem um cardápio dividido em seis áreas distintas:

  • Mercado de Produtores, que contempla uma variedade de oferta de produtos locais autênticos e de qualidade superior.
  • O espaço Showcookings com base na fusão de sabores e saberes dos territórios do Algarve e da Andaluzia, contando com a assinatura de Chefs de renome.
  • Laboratório de Gastronomia, espaço privilegiado para aulas de culinária cujas receitas aliam o tradicional à inovação.
  • O espaço Workshops dedicado a temas tão variados como a Dieta Mediterrânica, Slow Food, Circuitos Curtos de Comercialização, Internacionalização de Produtos Alimentares e Turismo Culinário e Enológico.
  • O espaço B2B, dedicado a encontros/reuniões entre produtores e potenciais compradores, nas mais variadas áreas.
  • O espaço Degustação Produtos Vitalizar, espaço onde é possível a degustação de recursos do território com as demonstrações das escolas profissionais de cozinha, pastelaria, restauração e bar da região do Algarve.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sendo que a participação nos Workshops, B2B e Laboratórios de Gastronomia estão sujeitas a inscrição através do website: www.louleinterfoodfest.com e limitada aos lugares existentes.

A organização desta iniciativa é conjunta e está a cargo do Município de Loulé, do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, e da ODIANA– Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, no âmbito do Projeto INTERPYME.

A destacar que o Projeto INTERPYME – Plataforma para Internacionalização das PME’s do Algarve e das Províncias de Cádiz e Huelva – é uma iniciativa de cooperação cofinanciada pelo Programa Interreg V- A Espanha-Portugal 2014-2020. A parceria do Projeto conta com a Diputación de Cádiz, através do IEDT, com a Confederación de Empresarios de Cádiz, o CEEI Bahía de Cádiz, a Universidade de Cádiz, a Cámara de Comercio de Jerez de la Frontera, a Diputación de Huelva, o Município de Loulé, o NERA e a ODIANA.

Para informações sobre o evento, bem como inscrições consulte www.louleinterfoodfest.com

ADESAO INTERPYME

24.11.2021 | 11:20