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OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO PARA AS EMPRESAS DO ALGARVE | QUAIS? COMO ACEDER-LHES?
O momento complexo e incerto que estamos a viver na economia, quer seja a nível nacional, quer internacional, exige que reforcemos as nossas empresas, com o objetivo de potenciar a Competitividade Regional.
Seria um erro ficarmos à espera que tudo passe.
Neste quadro, as empresas do Algarve não podem subestimar a importância dos fundos comunitários existentes, bem sabendo que nem sempre é fácil aceder-lhes.
É nesse sentido que o NERA promove na sua sede, no próximo dia 17 de outubro, a realização de uma Sessão de Informação – em colaboração com a CCDR Algarve e o Ministério da Economia – com o objetivo de divulgar de forma simplificada as oportunidades de financiamento já existentes e que podem ser utilizadas pelas empresas do Algarve. Contamos, para além da CCDR Algarve, com intervenções do IAPMEI, do Turismo de Portugal, do Turismo do Algarve, da agricultura e de outros setores.
E com o testemunho de várias empresas já beneficiárias de apoios.
Contaremos também com a participação das principais Associações Empresariais do Algarve.
Todos os empresários estão convidados.
Estamos a aproximar-nos do final de um ano que, tendo sido globalmente positivo, nomeadamente nos setores associados ao Turismo, não foi fácil. O que exige uma reflexão aprofundada.
Ao mesmo tempo, surgem a nível nacional, novos temas de discussão, como a «importância do turismo na economia», que podem conduzir a opiniões erradas sobre o setor, e que exigem que os empresários e as suas associações intervenham com argumentos consistentes, para que não se crie uma visão errada sobre este importante pilar da economia nacional, que no Algarve tem não só um peso relevante, como uma relação muito forte com muitos outros setores económicos da região. Sublinhando uma ideia, simples, que temos vindo a defender: não temos Turismo «a mais», temos é outros setores económicos «a menos».
É também por isso importante hoje, mais do que nunca, reforçar as nossas empresas, utilizando os meios disponíveis, a começar pelos fundos comunitários.
O NERA espera-vos no próximo dia 17 de outubro na sua sede para esta Sessão de Informação.
Vítor Neto | Presidente da Direção do NERA
SEMINÁRIO “RESPONSABILIDADE DA EMPRESA POR ACIDENTE DE TRABALHO” – 8 OUTUBRO | 14H30-17H30 | AUDITÓRIO NERA, EM LOULÉ
No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a TPA – Teresa Patrício & Associados, Sociedade de Advogados, terá lugar no próximo dia 08 de outubro, pelas 14h30m, nas instalações do NERA, em Loulé, um Seminário dedicado ao tema “Responsabilidade da Empresa por Acidente de Trabalho”.
Este Seminário começará por abordar as normas aplicáveis aos acidentes de trabalho e à determinação da responsabilidade pelos mesmos, bem como as formas de compensação do trabalhador por um acidente de trabalho.
Complementarmente, iremos também rever o regime do seguro de acidentes de trabalho e principais características e, bem assim, as causas mais comuns de recusa, por parte das seguradoras, de cobertura de acidentes de trabalho.
Por fim, também serão analisados alguns casos reais, para solidificar o conhecimento teórico transmitido e melhor consciencializar para a implementação na prática judicial da legislação existente.
Vocacionado para empresários, órgãos de gestão e administração, responsáveis dos Recursos Humanos, trabalhadores, juristas, advogados de empresas e contabilistas, este Seminário será conduzido pelo Dr. Henrique Cruz.
A participação neste Seminário tem um custo de 20,00€ para os Associados do NERA e de 30,00€ para os não Associados do NERA, sendo a inscrição obrigatória. Neste sentido, a inscrição deverá ser efetuada até ao próximo dia 04 de outubro de 2024, através do preenchimento e submissão do Formulário disponível no site do NERA.
PROGRAMA EMPREGO + DIGITAL
NERA OBTÉM APROVAÇÃO DE CANDIDATURA
Depois de ter concluído, com sucesso, a execução de dois projetos no âmbito do Programa Emprego + Digital, entre os anos de 2021 e 2024, o NERA submeteu em julho passado um novo pedido de financiamento ao abrigo desta iniciativa.
Neste âmbito, vimos recentemente aprovada a referida candidatura, por parte do IEFP – Instituto do Emprego e da Formação Profissional, que integra um plano de formação com 40 ações de formação e cujo desenvolvimento terá início já no próximo mês de outubro de 2024.
A oferta formativa disponibilizada no âmbito do Programa Emprego + Digital é totalmente gratuita e visa promover a qualificação e a requalificação de trabalhadores ativos para a área digital, procurando, por esta via, acelerar a transição digital da economia, promovendo o aumento da competitividade entre as empresas.
Dirigidas a ativos empregados, com habilitações mínimas ao nível do 6.º ano e do 9.º ano de escolaridade, as ações de formação que integram este Programa são certificadas com a emissão de certificado emitido através da Plataforma SIGO e serão desenvolvidas em formato online e presencial.
PROJETO DIBEST LANÇA 1.º WEBINAR
Dia 04 de outubro acontece o primeiro webinar do projeto DIBEST. Trata-se de uma iniciativa para apresentar as atividades do projeto e uma oportunidade para conhecer o trabalho e a equipa que o desenvolve.
Este primeiro webinar junta quatro países em dois fusos horários. Para Portugal e Irlanda a hora de partida é pelas 10h30, já para Espanha e França, é pelas 11h30, uma hora mais tarde.
O programa e oradores ainda estão em desenvolvimento, mas da parte lusa estão previstos esclarecimentos sobre os fundos atualmente disponíveis para as empresas. Para mais informação e inscrições consulte: WEBINAR DIBEST
A destacar que o projeto DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social destina-se às microempresas turísticas da região costeira atlântica. O objetivo é aumentar a competitividade e o acesso aos mercados através de ferramentas de tecnologia digital e a sustentabilidade ambiental.
Sob a chancela do programa Interreg Espaço Atlântico, o NERA é um dos parceiros deste projeto onde está previsto um programa de transferência de conhecimento que inclui: capacitações, webinars, workshops, planos de desenvolvimento, mentorias e outras ações para potenciar a digitalização empresarial. Por último, está uma das principais metas, a criação de uma rede transnacional de microempresas.
Importa destacar que a parceria deste projeto inclui uma tripla hélice: investigação, turismo e componente empresarial, abrangendo um total de doze parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda. Na parte lusa, para além do NERA – Associação Empresarial dos Empresários da Região do Algarve, integra ainda a parceria deste projeto a Universidade do Algarve – CRIA, o Sines Tecnopolo e o Turismo do Algarve.
O Projeto DIBEST – Digital Innovation for Blue Enterprises & Social Tourism, com término previsto para julho de 2026, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Para mais informação consulte www.nera.pt
NERA CELEBRA PROTOCOLO COM A EMPRESA QUALIXXI, UNIPESSOAL, LDA.
O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a Empresa QUALIXXI, Unipessoal, Lda. celebraram recentemente um protocolo de cooperação, com vantagens para ambas as entidades.
A QUALIXXI, Unipessoal, Lda., é uma empresa que dispõe de um leque de serviços que enquadram os interesses dos Associados do NERA, na área da Higiene e Segurança Alimentar.
Através deste protocolo de cooperação os Associados do NERA beneficiarão de condições mais vantajosas no acesso aos serviços contratualizados, nomeadamente através da aplicação de um desconto de 10%.
Para obter mais informações sobre as vantagens que decorrem da presente parceria, convidamos todos os interessados a entrar em contacto connosco, através dos contactos habituais (nera@nera.pt | 289 41 51 51).
EMISSÃO DE FATURAS, RECIBOS E FATURAS-RECIBO NO PORTAL DAS FINANÇAS
A aplicação de emissão de faturas, recibos e faturas-recibo, disponível no Portal das Finanças e na aplicação ATGo, foi atualizada com novas funcionalidades.
As alterações resultam da evolução da aplicação e permitirão a todos os sujeitos passivos aceder ao modelo de documentos já utilizado pelos profissionais da área da cultura.
Com esta atualização, será possível incluir vários produtos e/ou serviços na mesma fatura, mesmo que tenham taxas de IVA diferentes.
Além disso, poderá criar bases de dados de clientes, produtos ou serviços, eliminando a necessidade de inserir repetidamente os mesmos dados sempre que forem emitidos novos documentos.
O novo modelo também permitirá a gestão de descontos e abatimentos, bem como a utilização de unidades de medida e quantidades de bens ou serviços.
REGIME DO IMPOSTO MÍNIMO GLOBAL (RIMG)
Na reunião de Conselho de Ministros do passado dia 11 de setembro, foi aprovada uma Proposta de Lei que cria o Regime do Imposto Mínimo Global (RIMG), transpondo uma diretiva europeia relativa à garantia de um nível mínimo mundial de tributação para os grandes grupos de empresas.
Assim, garante-se uma taxa efetiva de imposto de pelo menos 15% para grandes grupos multinacionais e nacionais, cumprindo o compromisso de implementar o acordo histórico da reforma fiscal global alcançado pela OCDE e G20.
Isto significa que todas as multinacionais a operarem em Portugal estão obrigadas a pagar uma taxa de IRC mínima de 15%.
ALGARVE É O DESTINO TURÍSTICO DE ELEIÇÃO DOS PORTUGUESES
Em julho e agosto deste ano, quase 20% das operações bancárias com cartões nacionais efetuadas a mais de 50 km do local de origem foram realizadas no distrito de Faro, confirmando a região do Algarve como destino de verão mais procurado por portugueses. A conclusão é de um estudo realizado pela SIBS, em parceria com o Turismo de Portugal, que assentou na análise das operações de compras e levantamentos na rede Multibanco em todo o país.
O Algarve concentra 19% das operações, seguido de Lisboa e Porto com 17% e 9%, respetivamente, e apresenta um crescimento de 3% no número de operações e 8% no valor de consumo face a igual período do ano passado.
Em termos de variação homóloga do número de transações de nacionais no Algarve, o estudo revelou também um aumento das operações com origem em Braga, Leiria, Beja e Santarém, o que indica uma maior diversificação da origem dos turistas nacionais que escolhem a região como destino de férias.
TRANSIÇÃO ESG | ISO TEM NOVAS NORMAS PARA A ECONOMIA CIRCULAR
As empresas que queiram ver reconhecidos internacionalmente os seus investimentos em sustentabilidade têm agora disponíveis três novas normas, lançadas este ano pela ISO na área da economia circular: ISO 59004, ISO 59010 e ISO 59020.
Com o novo normativo, a ISO (International Organization for Standardization) pretende dotar as empresas de ferramentas que as orientem na adoção dos princípios da circularidade, conferindo-lhes garantias de transparência na prestação de contas, e permitindo-lhes cumprir de forma mais eficaz exigências regulamentares e reforçar a sua reputação junto de consumidores e parceiros de negócio em matéria de proteção ambiental.
Sobre que temas incide o novo normativo?
A ISO 59004 centra-se na temática ‘Economia Circular – Terminologia, princípios e orientações para implementação’ e fornece uma matriz de intervenção geral, aplicável a qualquer tipo de empresas, ajudando-as a mapear o seu processo de transição para a utilização circular de recursos, em linha com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas.
A ISO 59010 tem o seu foco na ‘Economia Circular – Orientação para a transição de modelos de negócios e redes de valor’ e complementa a norma anterior, oferecendo diretrizes mais detalhadas sobre a avaliação dos atuais modelos de criação de valor, mapeamento de cadeias de valor, e desenvolvimento de estratégias para a circularidade.
A ISO 59020, por seu lado, está direcionada para a ‘Economia Circular – Medição e avaliação do desempenho em circularidade’ e estabelece requisitos e orientações para as organizações medirem e avaliarem os resultados dos seus desempenhos em termos de economia circular.
Os novos padrões são complementares e fazem parte da família de normas ISO 59000, que se constituem como um roteiro para práticas empresariais ambientalmente sustentáveis, assentes numa utilização mais racional e circular de recursos.
Em termos de regulamentação europeia, a economia circular é um dos objetivos definidos para efeitos de reconhecimento de uma atividade económica como ambientalmente sustentável.
PORTUGAL 2030 COM PREVISÃO DE MAIS DE 4,7 MIL M€ DE FUNDOS EUROPEUS A CONCURSO ATÉ AGOSTO DE 2025
A Comissão Interministerial do Portugal 2030 aprovou a atualização do Plano Anual de Avisos do Portugal 2030 com a previsão dos Avisos a publicar entre setembro de 2024 e agosto de 2025 pelos Programas do Portugal 2030 e do FAMI.
De acordo com este Plano, está prevista a publicação de 390 Avisos de concurso com uma dotação de Fundo associada de 4.718.795.480€, distribuídos pelas várias regiões do país e pelos diversos objetivos de política do Portugal 2030, nas áreas sociais, da economia, do ambiente, do mar e do território.
Pretende-se com estes investimentos, sempre centrados nas necessidades das pessoas e das empresas, promover a investigação e inovação, a competitividade e internacionalização das empresas, bem como o empreendedorismo e a inclusão social.
De setembro a dezembro de 2024 está prevista a publicação de 249 avisos, com um volume de fundo associado de 2,6 mil M€, destacando-se os avisos destinados ao Sistema de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Empresarial (IDI), a Extensão do metro do Porto ou o financiamento de Cursos Profissionais, entre outros.
O Plano Anual de Avisos constitui um relevante instrumento de planeamento para todos os atores do ecossistema dos fundos.
Assume particular relevância para os beneficiários pela perspetiva que fornece a médio prazo sobre oportunidades de financiamento, num modelo que valoriza transparência.
O Plano Anual de Avisos é atualizado todos os quadrimestres, sendo, em cada um, publicada uma versão atualizada do Plano para os 12 meses subsequentes.
Na página Plano Anual de Avisos poderá encontrar informação sobre todos estes avisos e saber quando serão lançados, quem se pode candidatar e quais as ações elegíveis em cada um.
Até 31 de julho de 2024, o Portugal 2030 conta com 8.209 M€ de fundo a concurso e 2 092 operações aprovadas, nas áreas da formação superior e avançada, igualdade de acesso a serviços de educação, apoios à contratação, apoio às regiões ultraperiféricas, apoio aos Cursos Profissionais, qualificação e internacionalização das empresas e assistência técnica.
ALGARVE PREPARA A 2.ª CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS
A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve já está a trabalhar na 2.ª concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros. Com o objetivo de definir as novas condições da concessão, nomeadamente a sua abrangência territorial, um único lote ou mais que um, a sua duração, exigências ambientais, compromisso financeiro dos municípios e o Plano de Rede e Oferta, estão a ser recolhidos contributos de instituições, técnicos do setor e dos 16 municípios algarvios. Igualmente fundamentais, as opiniões dos utentes e do público em geral irão ser recolhidas através da realização de inquéritos.
O trabalho que está a ser desenvolvido passa por perceber o que pode ser melhorado, em relação à 1.ª concessão, que está em vigor, e o envolvimento da população e das autarquias neste processo é essencial para dar resposta às necessidades da região em matéria de transportes, sendo que questões demográficas, socioeconómicas e de ocupação do território algarvio, são determinantes para a definição da oferta.
A atual concessão, que teve início em dezembro de 2021 – com a nova rede a designar-se “VAMUS, Transportes do Algarve” e a AMAL a ser a primeira Comunidade Intermunicipal do país a avançar com esta medida – trouxe à região um serviço mais vasto, com novas linhas regulares e um novo Serviço Aerobus, com ligações entre alguns concelhos do Algarve e o Aeroporto de Faro, cabendo à AMAL a gestão de 98 linhas, das 106 linhas base de transporte rodoviário regular de passageiros no Algarve.
Os dados anuais mais recentes indicam que, o ano passado, a procura na rede de transporte público do Algarve, registou uma subida de mais 111.766 passageiros, em relação a 2022. Registou-se um total de 3,34 milhões de passageiros, mais 3,5% do que no ano anterior. A análise à atual concessão é fundamental para desenhar a oferta futura, estando a equacionar-se, por exemplo, a possibilidade de alargar o Serviço Aerobus a mais concelhos algarvios, tendo em conta a procura que se tem registado a este nível.
A concessão que está em vigor tem um prazo de cinco anos, terminando em novembro de 2026, mas dado que se trata de processos longos, que requerem um vasto trabalho preparatório, e sendo esta uma área com dimensão e impacto direto no dia-a-dia da população, a AMAL, enquanto Autoridade Intermunicipal de Transportes, está já a trabalhar na 2.ª concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros, contando, para tal, com o fundamental contributo de especialistas da área, dos utentes e público em geral e dos 16 municípios da região.
CENTRO DE COMPETÊNCIA EM CIBERSEGURANÇA DO ALGARVE
O Centro de Competência em Cibersegurança do Algarve (CCCAlgarve) resulta de um consórcio composto pela Universidade do Algarve, pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e está integrado no Projeto C-Network, que é promovido pelo GNS\CNCS (Gabinete Nacional de Segurança\Centro Nacional de Cibersegurança).
Beneficiando do financiamento PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o CCCAlgarve tem como principal missão desenvolver e dinamizar a capacidade de resposta e resiliência às ameaças de cibersegurança no Algarve, através do apoio às entidades públicas e privadas da região na adoção de boas práticas nesta matéria.
Neste sentido, o CCCAlgarve fornece uma resposta de âmbito regional no apoio ao desenvolvimento de capacidades em Cibersegurança nas organizações, através da disponibilização e prestação de serviços de orientação e aconselhamento especializados e em regime de proximidade.
Face ao exposto, o CCCAlgarve dispõe de serviços gratuitos para as empresas do Algarve pelo que convidamos a vossa entidade a contactar-nos para o agendamento de uma reunião através dos seguintes contactos:
E-mail: info@ccc-algarve.pt
Telefone: 289 41 51 51
ALUGUER DE ESPAÇOS:
Localizadas em plena Área Empresarial de Loulé, as instalações do NERA há muito que são um ponto de encontro dos empresários do Algarve.
Dotadas de bons acessos rodoviários (A22 e EN125) e com estacionamento próprio, as instalações do NERA posicionam-se atualmente como um local de eleição para a realização de vários eventos tais como:
- Reuniões de Empresas;
- Seminários e Congressos;
- Lançamento de Produtos;
- Ações de Formação;
- Recrutamento e Seleção de Colaboradores.
Atualmente possuímos rede wireless e salas devidamente equipadas, em função dos eventos a realizar, bem como serviço de “catering”. Ao todo, dispomos de 6 salas adequadas ao desenvolvimento de ações de formação ou de reuniões de trabalho, com capacidade entre as 16 e as 30 pessoas sentadas, sendo que duas das mesmas estão equipadas com computadores e vocacionadas para o desenvolvimento de ações de formação de informática. Para além destas salas dispomos também de um auditório indicado para a realização de Seminários, Conferências, Sessões de Informação, Workshops, Fóruns, Tertúlias, com uma capacidade máxima de 140 pessoas sentadas, bem como de uma sala polivalente contígua. Complementarmente, dispomos ainda de um gabinete para pequenas reuniões ou entrevistas com apenas 10 lugares.
Para mais informações entre em contacto connosco ou consulte o nosso Catálogo:
URL: www.nera.pt/aluguer-de-espacos
Telefone: 289 41 51 51 (Chamada para a rede fixa nacional) | Telemóvel: 96 581 76 08 (Chamada para rede móvel nacional)
E-mail: nera@nera.pt