Descarregue o pdf: nerainforma n.º 150 novembro
RESPOSTA DOS EMPRESÁRIOS
AOS NOVOS DESAFIOS DA CRISE ECONÓMICA
SESSÃO COM
ANTÓNIO SARAIVA – PRESIDENTE DA CIP
NERA | 16 DE DEZEMBRO | 16 HORAS
As razões pelas quais o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve – promove esta Sessão são claras: a crise que nos atingiu desde 2020 está longe de ter terminado, sendo urgente que os Empresários do Algarve dos diferentes setores reflitam sobre o quadro económico da Região que dela resultou e se preparem para as batalhas que ainda terão de enfrentar.
De facto, apesar dos sinais de evolução positiva dos últimos trimestres, são muitos os fatores de incerteza que permanecem, não só na evolução no campo económico (inflação, taxas de juro, riscos de recessão), como pela continuidade da guerra na Ucrânia, sem fim à vista.
Os Empresários do Algarve, do turismo e dos outros setores, conhecem por experiência direta os efeitos da crise que os atingiu desde 2020, conseguindo até acompanhar nos últimos meses os sinais de recuperação, mas não podem deixar de olhar com preocupação para a evolução do quadro económico nos próximos meses e em particular para 2023.
Para refletir sobre estas questões o NERA promove no dia 16 de dezembro uma Sessão de reflexão e debate, tendo como oradores ANTÓNIO SARAIVA Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal – e o Economista Professor JOÃO COSTA PINTO.
A Sessão, com entrada livre, conta também com a participação de responsáveis das Instituições regionais e das Associações empresariais da Região.
Vítor Neto
Presidente da Direção do NERA
SESSÃO DE ENCERRAMENTO DOS PROJETOS
INTERNACIONALIZAR +ALGARVE 2.0 | TURISMO
E
INTERNACIONALIZAR +ALGARVE 2.0 | AGROALIMENTAR, MAR E TIC
O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a Associação Turismo do Algarve e a Região de Turismo do Algarve, beneficiando do cofinanciamento do CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020, desenvolveram ao longo dos últimos meses dois Projetos com vista ao desenvolvimento da iniciativa Internacionalizar + Algarve 2.0, cujo objetivo central passa por potenciar o sucesso da internacionalização das PME da Região do Algarve, enquadradas no domínio da RIS3 Algarve – Turismo, Agroalimentar, Mar e TIC.
A Sessão de Encerramento desta iniciativa terá lugar no próximo dia 13 de dezembro, pelas 10h00m, nas instalações do NERA, em Loulé, conforme Programa que segue em anexo.
Dirigida a diferentes players institucionais, empresas e comunicação social, esta sessão contará com a apresentação dos resultados dos referidos Projetos, bem como com os testemunhos de algumas empresas participantes nos mesmos.
Por outro lado, nesta sessão serão apresentadas as oportunidades de financiamento para as empresas do Algarve que se perspetivam no âmbito do Programa Regional Algarve 2030, em particular na área da internacionalização.
Por último, no âmbito desta sessão pretende-se ainda promover uma reflexão crítica sobre a importância, no panorama atual, do reconhecimento internacional dos bens e serviços da região, e sobre as melhores estratégias para dinamizar futuras iniciativas coletivas de cooperação para a internacionalização.
Para mais informações consulte o site: www.internacionalizarmaisalgarve.pt.
FORMAÇÃO NÃO FINANCIADA PARA EMPREGADOS E DESEMPREGADOS
O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, com o objetivo de melhorar a empregabilidade da população (empregados e desempregados), através do desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, encontra-se a promover, para o mês de dezembro, em formato ONLINE, as seguintes ações de formação profissional:
Mês de dezembro:
- Cessação do Contrato de Trabalho (Online)
- Gestão Financeira em Excel (Online)
Poderá consultar o Plano de Formação e efetuar a sua inscrição nas várias Ações de Formação, acedendo à opção “Formação Profissional – Formação não Financiada”, em https://www.nera.pt/formacao-profissional/formacao-nao-financiada ou então poderá contactar o Gabinete de Formação do NERA através dos seguintes contactos:
Tel.: 289 415 151
E-mail: gfo@nera.pt
SESSÃO PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO DO BEALG
BARÓMETRO PARA O EMPREEENDEDORISMO
CENTRO CULTURAL DE LAGOS | 06 DE DEZEMBRO | 15H30M
O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a Universidade do Algarve e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, encontram-se a desenvolver o Projeto RESTART Algarve cujo objetivo central passa pela dinamização do Ecossistema Empreendedor da Região do Algarve, através do apoio ao desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras, beneficiando para o efeito do cofinanciamento do CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020.
No âmbito do desenvolvimento deste Projeto, está prevista a conceção e o desenvolvimento do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve, que visa dotar a região do Algarve de uma ferramenta online que permita monitorizar e acompanhar a performance regional em termos de empreendedorismo.
Neste sentido, vimos pelo presente convidar-vos a participar na sessão pública de apresentação do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve que terá lugar no próximo dia 06 de dezembro, pelas 15h30m, no Centro Cultural de Lagos, conforme Programa abaixo indicado:
PROGRAMA
15h30m | Receção dos Participantes
15h45m | Boas-Vindas
Sandra Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Lagos
15h55m | Apresentação do BEALG – Barómetro para o Empreendedorismo no Algarve
Luís Guerreiro, Consultor
Ricardo Batista, Consultor
16h35m | Debate
16h45m | Encerramento
A participação nesta Sessão de Pública de Apresentação carece de inscrição até ao próximo dia 2020-12-05, através do link abaixo indicado:
MISSÃO DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL | TIC
ATIVIDADE DECORREU DE 21 A 24 DE NOVEMBRO DE 2022
De 21 a 24 de novembro de 2022 decorreu a Missão de Reconhecimento ao Algarve, integrada no Projeto Internacionalizar+ Algarve 2.0 | Agroalimentar, Mar e TIC, que contou com a participação de 12 Prospetores Internacionais oriundos do México ligados ao setor das TIC.
No âmbito desta Missão realizaram-se no dia 22 de novembro, nas instalações do NERA, encontros B2B entre os Prospetores Internacionais e as Empresas participantes da Rede Colaborativa dedicada ao setor das TIC, dos quais resultaram 92 reuniões B2B e 80 memorandos de entendimento entre os Prospetores Internacionais e as Empresas do Algarve.
Todas as empresas que integram a Rede Colaborativa dedicada ao setor das TIC, constituída no âmbito deste Projeto, tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos/serviços aos Prospetores Internacionais oriundos do México.
Os encontros B2B realizados contaram com a participação dos Prospetores Internacionais abaixo indicados:
- A3p (Victor Pagaza Melero)
- Aptude Mexico S de RL de CV (Heliodoro Ramos Baltazar)
- Aptude Mexico S de RL de CV (Uday Metha)
- Asociación Méxicana de Venta Online (Pierre Blaise)
- BISIM SIM. Soluciones Integrales de Mercadotecnia S.A de C.V (Conrado Serrano Gutiérrez)
- CHÁVEZ – Cataño Comunicatión Y Cabildeo S.C. (Leovigildo Chávez López)
- CIAN – Conselho Iberoamericano de Negócios (Hector Genis Peralta)
- CIAN – Conselho Iberoamericano de Negócios (Hector Juarez)
- El Socio Del Mundo (Miguel Ceja)
- ITCHOME (Marco Antonio Angulo)
- MBGE Intersistemas (Filomeno Reynoso)
- Representante Independente de Productos Y Tecnologias (Gerardo Higareda Rivero)
Recordamos que o Projeto Internacionalizar + Algarve 2.0 | Agroalimentar, Mar e TIC, tem como objetivo central potenciar o sucesso da internacionalização das PME da Região do Algarve, enquadradas nos domínios da RIS3 Algarve – Agroalimentar, Mar e TIC. Este Projeto encontra-se a ser desenvolvido pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, beneficiando do financiamento do CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020.
AMAL APROVA ORÇAMENTO E GOP PARA 2023
As Grandes Opções do Plano (GOP) e o Orçamento da Comunidade Intermunicipal do Algarve para 2023, que ronda os 4 milhões e 800 mil euros, foram aprovados na reunião do Conselho Intermunicipal, realizada no passado dia 11 de novembro. Ambiente e Mobilidade são algumas das áreas prioritárias a manter no próximo ano, que será também marcado pelo início do novo período de programação europeia.
No próximo ano a área ambiental irá continuar a merecer destaque na ação da AMAL, sendo fundamental dar continuidade ao trabalho de reabilitação e otimização das redes de abastecimento em baixa, com vista à redução de perdas reais de água, e quando já foram aprovadas as primeiras candidaturas relacionadas com esta medida. De recordar que este é um projeto coordenado pela Comunidade Intermunicipal, que prevê um investimento de 35 milhões de euros, e que integra o pacote de investimentos, no âmbito do PRR, para a eficiência hídrica do Algarve. Ainda na área ambiental, será, igualmente, dado seguimento ao Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas e assume, também, particular importância a cogestão dos Parques Naturais da Ria Formosa e do Sapal de Castro Marim.
A par da área ambiental, em 2023 a Comunidade Intermunicipal do Algarve vai manter uma forte aposta na mobilidade, com a introdução do Passe Intermodal e a continuidade de outras medidas que afirmam o seu papel enquanto Autoridade Regional de Transportes. São disso exemplo, a gestão da concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros, o incremento do transporte de proximidade e a pedido e a gestão, na região, do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos. Também está prevista a implementação do Plano de Mobilidade Turística da Região do Algarve apresentado publicamente no passado dia 27 de outubro.
Na área social, no próximo ano será apresentado o Plano de Desenvolvimento Social do Algarve, em que é feito o diagnóstico social da região e são apresentadas medidas. Trata-se de um documento que resulta de um trabalho realizado pela AMAL, com o envolvimento direto dos 16 municípios que a compõem, em parceria com o Centro Distrital de Segurança Social de Faro.
Em 2023 a Comunidade Intermunicipal irá ainda aprofundar atividades e iniciativas como a Formação Profissional, o Algarve Mais Digital, o Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), a Rede InvestAlgarve, a Central de Compras, entre diversos outros projetos nos quais tem, progressivamente, vindo a intervir.
O próximo ano será, também, marcado pelo encerramento do período de programação 2014-2020 e pelo início do novo período de programação europeia (2021-2027), cabendo à AMAL um papel acrescido na operacionalização de novos instrumentos e na contratualização da sua execução, mediante um programa a estabelecer e com indicadores a cumprir que garantam o seu sucesso.
Depois da aprovação na reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL, o Orçamento, no valor total de 4.813,504€, as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2023, o Plano de Recrutamento e o Mapa de Pessoal seguem agora para votação na Assembleia Intermunicipal, numa reunião ordinária deste órgão a realizar, previsivelmente, até ao final do ano.
IRC
MICRO E PME DISPENSADAS DE METADE DO 3.º PAGAMENTO POR CONTA
As cooperativas, micro, pequenas e médias empresas (PME) e as empresas qualificadas como ‘small mid cap’ podem ser dispensadas de 50% do terceiro pagamento por conta do IRC.
Em causa está a isenção parcial do pagamento por conta cujo prazo se vence a 15 de dezembro do ano a que respeita o lucro tributável e cuja dispensa é justificada pelo atual enquadramento inflacionista e importância de manter apoios à atividade económica.
De acordo com o Despacho N.º 317/2022-XXIII, de 15 de novembro, os sujeitos passivos qualificados como cooperativas ou como micro, pequenas, médias empresas ou como empresa de pequena-média capitalização (Small Mid Cap), podem ser dispensados de metade do terceiro pagamento por conta do IRC, que deverá ser pago a 15 de dezembro, relativo ao período de tributação que se inicie em ou após 1 de janeiro de 2022.
O IVA DE NOVEMBRO E DEZEMBRO VAI PODER SER PAGO
EM TRÊS OU SEIS PRESTAÇÕES SEM JUROS
De acordo com secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, esta possibilidade abrange quer as empresas que se encontram no regime mensal, quer as do regime trimestral.
Esta medida, foi aplicada durante a pandemia e que visou aliviar a tesouraria das empresas.
Recorde-se que no regime mensal do IVA, este imposto tem de ser pago até ao dia 25 do segundo mês seguinte àquele a que respeitam as operações e abrange os contribuintes que faturam mais de 650 mil euros por ano.
Já o IVA trimestral tem de ser pago até ao dia 25 do segundo mês seguinte ao trimestre do ano civil a que respeitam as operações.
OE 2023
RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA DAS AUTORIZAÇÕES DE RESIDÊNCIA DOS ESTRANGEIROS
O Governo tomou a decisão de renovar as autorizações de residência de forma automática até 31 de dezembro.
Na proposta do Orçamento do Estado para 2023, irá ser introduzida uma norma tendo em vista garantir que este mecanismo de automaticidade possa prolongar-se por todo 2023 no que concerne à renovação das autorizações de residência.
Os cidadãos que podem renovar automaticamente as autorizações de residência caducadas são aqueles cujos dados biométricos estão recolhidos e a documentação já é conhecida pelo SEF.
De salientar que o Governo está a avaliar a continuidade do regime de vistos gold para obtenção de autorização de residência em Portugal, admitindo que poderá não se justificar mais a sua manutenção.
EMPRESAS PRIVADAS
SEMANA DE 4 DIAS DE TRABALHO COM INÍCIO EM JUNHO DE 2023
O Governo apresentou recentemente, em reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, o Projeto-Piloto de 4 dias de trabalho com uma duração de 6 meses, a aplicar de forma voluntária pelos empregadores privados a partir de junho de 2023.
A experiência piloto será voluntária e reversível, não tendo as empresas participantes qualquer contrapartida financeira do Estado, que providenciará somente suporte técnico e administrativo para apoiar a transição.
A semana de 4 dias tem de implicar uma redução do horário semanal, mas isso não se traduz obrigatoriamente numa diminuição do horário diário. As empresas, em acordo com os trabalhadores, podem organizar a semana como entenderem, invocando que num dia os funcionários podem fazer menos horas do que atualmente e noutros mais.
Assim, para participarem no projeto as empresas têm de reduzir o horário de trabalho semanal dos funcionários abrangidos, para 32, 34 ou 36 horas (definidas por acordo entre a gestão e os trabalhadores). Mas, nalguns casos, isso pode significar até mais uma hora de trabalho por dia, se divididas as horas semanais de modo igual pelos 4 dias. Por exemplo, uma empresa que hoje tenha as 40 horas, se passar a fazer 36 horas semanais, terá um aumento do horário diário em uma hora.
PROGRAMA EMPREGO MAIS DIGITAL 2025
Decorreu no passado dia 8 de novembro a apresentação dos resultados da primeira fase do Programa Emprego + Digital.
O Programa Emprego + Digital insere-se no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital e resulta dos Acordos de Cooperação assinados entre o IEFP, a Estrutura da Missão Portugal Digital, a Confederação Empresarial de Portugal e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.
Desenvolvido para responder à necessidade de (re)qualificação do sector empresarial nas áreas digitais, através do desenvolvimento de uma oferta formativa qualificante dirigida às empresas e aos seus colaboradores, este Programa abrangeu na primeira fase 27.500 trabalhadores (49% homens e 51% mulheres).
Esta iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.
A 1.ª fase de candidaturas ao Emprego + Digital Mais 2025, está a decorrer desde 7 de novembro e termina no próximo dia 20 de dezembro de 2022.
FUNDOS EUROPEUS GERIDOS NA REGIÃO
APOIAM 605 MILHÕES DE EUROS DE INVESTIMENTO
Até 31 de outubro, no total, foram aprovados 1.564 projetos no Programa Operacional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, com um investimento elegível de 605 Milhões de Euros (M€), a que corresponde um financiamento comunitário de 344 M€ e uma execução de 343 M€. Os pagamentos efetuados ascendem a 225 M€.
Naquela data, os valores das taxas de compromisso e de execução cifram-se em 108% e 69%, respetivamente.
CCDR ALGARVE APROVOU PLANO DE EFICIÊNCIA ECO.AP 2030 PARA O TRIÉNIO 2022-2024
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve aprovou o Plano de Eficiência ECO.AP 2030 para o triénio 2022-2024, que prevê a redução do consumo de recursos energéticos, hídricos e de materiais e das emissões de gases de efeito de estufa (GEE), com o aumento da incorporação de fontes de energia renováveis em regime de autoconsumo e da participação da CCDR na melhoria da eficiência de recursos e a redução.
Este documento dá cumprimento ao previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2020, de 24 de novembro, que aprova o Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública para o período até 2030 (ECO.AP 2030), assim como as orientações e políticas internas que visam melhorar os indicadores referentes aos seis objetivos prioritários do Plano, ao longo do período de vigência:
Objetivo 1 – Concluir a certificação energética dos edifícios abrangidos pelo Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), nos termos dos Decreto-Lei n.º 101 -D/2020, de 7 de dezembro;
Objetivo 2 – Aumentar a Incorporação de Energias Renováveis no Consumo Final de Energia através soluções de autoconsumo e armazenamento;
Objetivo 3 – Aumentar a Eficiência Hídrica;
Objetivo 4 – Aumentar a Eficiência Material;
Objetivo 5 – Capacitar e Sensibilizar os trabalhadores sobre a eficiência energética, hídrica e de materiais:
Objetivo 6 – Comunicar a Estratégia da área governativa no âmbito ECO.AP 2030; medida: promover ações de divulgação dos objetivos, metas, planeamento e resultados ao abrigo do ECO.AP 2030.
Nos dois Edifícios onde atualmente desempenha a sua missão – Edifício na Praça da Liberdade e Palácio Doglioni, ambos em Faro –, com a implementação deste Plano, a CCDR pretende reduzir em 20 % os custos de funcionamento em energia e em 7 % a emissão de gases com efeito estufa.
“GUIA ALGARVE” TRANSFORMA-SE NUM SITE
O Turismo do Algarve lançou recentemente um novo site para divulgar a oferta de lazer e cultural da região.
Chama-se «Algarve Eventos», está acessível no endereço eventos.visitalgarve.pt e quer ser um agregador de tudo o que acontece nos 16 concelhos da região, em substituição do «Guia Algarve», até agora impresso mensalmente.
Divulgação de mais eventos, incluindo os de dimensão local, atualização em tempo real do que acontece na região e aumento do alcance da informação disponibilizada a turistas e residentes são algumas das vantagens que levaram o Turismo do Algarve a apostar neste formato. Para além da significativa redução da pegada ecológica, associada à produção e distribuição do anterior guia, que só em papel consumia cerca de 21 toneladas por ano.
O novo site integra funcionalidades como pesquisa de eventos por categoria, data e concelho e ao abrir a página de um evento será possível adicioná-lo ao calendário, a uma wishlist ou até partilhá-lo nas principais redes sociais. Outra possibilidade será subscrever uma newsletter para receber diretamente os destaques da semana, bastando para isso seguir os passos aqui.
Numa época em que as tendências de padrões de consumo revelam a preferência pelo acesso a conteúdos online, a expetativa com a disponibilização dos eventos num site bilingue, em inglês e português, é que resulte igualmente na atração de mais turistas para a região durante todo o ano, atenuando desta forma a sazonalidade.
Festival da batata-doce de Aljezur, Festival Internacional de Órgão do Algarve e o bailado Bela Adormecida são alguns dos eventos em destaque na programação de novembro do novo site do Algarve, que resulta de uma candidatura à Linha Territórios Inteligentes | Transformar Turismo, do Turismo de Portugal.
ALUGUER DE ESPAÇOS:
Localizadas em plena Área Empresarial de Loulé, as instalações do NERA há muito que são um ponto de encontro dos empresários do Algarve.
Dotadas de bons acessos rodoviários (A22 e EN125) e com estacionamento próprio, as instalações do NERA posicionam-se atualmente como um local de eleição para a realização de vários eventos tais como:
- Reuniões de Empresas;
- Seminários e Congressos;
- Lançamento de Produtos;
- Ações de Formação;
- Recrutamento e Seleção de Colaboradores.
Atualmente possuímos rede wireless e salas devidamente equipadas, em função dos eventos a realizar, bem como serviço de “catering”. Ao todo, dispomos de 6 salas adequadas ao desenvolvimento de ações de formação ou de reuniões de trabalho, com capacidade entre as 16 e as 30 pessoas sentadas, sendo que duas das mesmas estão equipadas com computadores e vocacionadas para o desenvolvimento de ações de formação de informática. Para além destas salas dispomos também de um auditório indicado para a realização de Seminários, Conferências, Sessões de Informação, Workshops, Fóruns, Tertúlias, com uma capacidade máxima de 140 pessoas sentadas, bem como de uma sala polivalente contígua. Complementarmente, dispomos ainda de um gabinete para pequenas reuniões ou entrevistas com apenas 10 lugares.
Também disponibilizamos serviços de domiciliação de correspondência.
Para mais informações entre em contacto connosco:
URL: www.nera.pt/aluguer-de-espacos
Telefone: 289 41 51 51 | Telemóvel: 96 581 76 08
E-mail: nera@nera.pt