
De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Comissão Europeia aprovou no passado dia 18 de dezembro, o Programa Operacional do Algarve, para o período 2014-2020 (CRESC ALGARVE2020).
O “CRESC ALGARVE2020” dispõe de uma dotação de 318,6 milhões de euros, dos quais 224,3.milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 94,3 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE). Este valor representa um acréscimo de 84% face ao atual período de programação (2007-2013).
Além destes valores estão alocados ao Algarve, 8,6 milhões de euros do PO IEJ (Iniciativa Emprego Jovem).
A Região do Algarve terá, assim, como prioridades, até 2020, sustentar e reforçar a criação de valor e a transferência de conhecimento, para as empresas e promover um tecido económico responsável, industrializado e exportador, captar e reter talento qualificado e inovador, dar vida e sustentabilidade a infraestruturas existentes e consolidar a capacitação institucional e valorizar os recursos territoriais.
Este reforço de verba, associado à gestão multifundo, aumenta a responsabilidade da região, em encontrar os modelos de gestão e de parcerias, para a definição das prioridades mais adequadas à realidade e para a superação dos constrangimentos.
Este novo período de programação, em linha com os objetivos da Estratégia Europeia vai reforçar significativamente a aposta nas empresas e na transferência do conhecimento para o mercado, como forma de criar valor acrescentado com base nos recursos endógenos.
Conforme noticiado o Programa Operacional do Algarve terá como principal porta de entrada o domínio www.algarve.portugal2020.pt.
Copyright © 2010 NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve. Todos os direitos reservados | Design by Algarweb
Em caso de litígio de consumo, a entidade de resolução alternativa de litígios é o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve, www.consumidoronline.pt