
Promoção e Apoio das atividades económicas na Região do Algarve
O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve é uma associação empresarial sem fins lucrativos e de Utilidade Pública – conforme despacho do Primeiro-ministro de 25/07/92 - constituída ao abrigo da lei civil.
A Associação tem âmbito regional, cariz intersetorial e está situada no Loteamento Industrial de Loulé. Sendo associada da AIP – Associação Industrial Portuguesa – é a sua representante no Algarve.
Os objetivos do NERA passam pela promoção e apoio das atividades económicas na Região do Algarve na área das tecnologias, da investigação e desenvolvimento, da economia, do comércio, da indústria, do associativismo e outros, assegurando aos seus associados uma participação privilegiada nas decisões e nos programas que desenvolve.
O NERA representa os seus associados em todos os organismos, públicos e privados, na defesa intransigente dos interesses dos empresários do Algarve.
Na prossecução dos seus objetivos e para melhor servir os empresários do Algarve, o NERA vem estabelecendo protocolos e acordos de cooperação com diversas entidades de entre as quais destacamos:
- AIP / CCI – Associação Industrial Portuguesa / Câmara de Comércio e Indústria;
- ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários;
- Bacia do Guadiana;
- Câmara Municipal de Loulé;
- CCDR-Algarve;
- CEA – Confederação de Empresários da Andaluzia;
- Centro Tecnológico de Citricultura;
- CNO – Centro Novas Oportunidades (Desenvolvimento de Competências de Nível Básico e Secundário);
- CRIA – Centro Regional para a Inovação no Algarve;
- Escola Profissional Cândido Guerreiro;
- Euro Info Centre Algarve;
- FOE – Federação Onubense de Empresários;
- IPTM – Delegação dos Portos do Sul;
- Globalgarve – Agência de Desenvolvimento Regional;
- Universidade do Algarve (Biotecnar, CEAP – Centro de Estatística Aplicada e Previsão, CIDER – Centro de Investigação e Desenvolvimento da Economia Regional e FEUALG – Faculdade de Economia).
Através da atividade dos seus gabinetes técnicos, nomeadamente, o Gabinete de Apoio ao Empresário e Projetos (GAEP), o Gabinete de Formação (GFO) e o Gabinete de Feiras e Eventos – Expoalgarve , o NERA propõe-se:
- Dinamizar a atividade associativa da região e incrementar o espírito de solidariedade e de apoio entre os seus associados;
- Promover o estudo de todas as questões que se relacionem com a concretização dos objetivos dos empresários do Algarve;
- Organizar e manter serviços de interesse para os seus associados, prestando adequada informação, apoio técnico e consultoria, designadamente, na área de projetos de investimento e formação;
- Organizar certames, conferências, colóquios e seminários;
- Cooperar ativamente com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, em todas as vertentes do desenvolvimento regional;
- Através da forte cooperação que mantém com as associações empresariais regionais de Portugal, o NERA assegura a defesa dos interesses dos seus associados a nível nacional.
Para melhor servir o progresso empresarial da Região e proporcionar aos Empresários mais e melhores meios de progresso, o NERA criou para si o Centro Empresarial de Negócios:
- Para lançar, expandir ou rentabilizar a atividade da sua empresa, encontrará neste Centro uma diversificada oferta;
- Disponibilização temporária de espaços por períodos variáveis, desde horas ou dias a mensal, anual ou plurianual;
- Serviço de sediação empresarial;
- Neste Centro, beneficia da mais valia da integração no núcleo empresarial e da inserção num espaço comum de múltiplas utilizações, com uso imediato de energia e água, e possibilidade de acesso a múltiplos serviços adicionais: fotocópias, fax, gestão de mail, etc.;
- A integração no núcleo NERA/Expoalgarve também trará a vantagem do uso ocasional de espaços e serviços, entre os quais salas para reuniões, apresentações de produtos ou formação, salas de congressos, organização de eventos, secretariado, aluguer de mobiliário, etc.
Razões para se Associar:
- Beneficiar de assistência técnica personalizada em todas as vertentes da atividade empresarial;
- Receber informação técnica e especializada nos domínios jurídico, financeiro, gestão, marketing, qualidade e certificação, segurança, higiene e saúde no trabalho, informática, entre outros;
- Reforçar a representatividade dos empresários algarvios junto das instâncias do poder central.