NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve
Formação Profissional, Co-Financiada

9210 – Atendimento não Presencial ao Cliente

Objetivos:

  • Identificar os princípios do e-commerce e do e-mercado.
  • Reconhecer a especificidade da comunicação comercial em comércio a distância.
  • Identificar e caracterizar as fases de atendimento ao cliente em contexto telefónico e através de plataformas multicanais.
  • Aplicar as técnicas de comunicação verbal e não específicas do atendimento não presencial.
  • Aplicar as regras de comunicação escrita nos diferentes canais de comunicação a distância (loja online, plataforma digital, redes sociais).

Conteúdo Programático:

  • Atendimento ao cliente através de meios interativos ou digitais
    • Funções e competências do técnico de comunicação e assistência ao cliente no atendimento ao cliente
    • Organização das equipas em empresas de contact centre
  • Comércio a distância – conceitos gerais
    • Comércio por via telefónica
    • Comércio através de plataformas digitais e canais online
    • Comércio fora do estabelecimento comercial
    • Conceito e âmbito do e-commerce
    • Características do e-commerce
    • Segurança do comércio eletrónico
  • e-Business- conceitos gerais
    • Conceito e âmbito dos serviços prestados
    • Características dos serviços de e-business
  • Estratégias de comunicação no comércio a distância
    • Marketing direto na internet
    • Utilização dos canais online como estratégia de marketing
    • Lojas online, plataformas multicanais, redes sociais
  • Atendimento ao cliente em contexto telefónico
    • Abordagem inicial
    • Diagnóstico de necessidades
    • Análise prévia do comportamento do e-consumidor
    • Estrutura de um guião de “perguntas tipo”
  • Importância dos aspetos não verbais na comunicação comercial a distância
    • Linguagem positiva
    • Comunicação paralinguística
    • Técnicas de expressão
    • Retórica e persuasão
  • Estratégias de captação e fidelização de cliente
  • Aspetos legais e éticos do comércio a distância
    • Deveres de informação pré-contratual das empresas nos sítios da internet
    • Condições contratuais de venda, entrega e pós venda
    • Modalidades de entrega ou de prestação de serviço
    • Meios e formas de pagamento
    • Normas de conduta da comunicação comercial
  • Sistema de informação do serviço
    • Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático) (IVR), email, Fax, via postal, webchat Instant messaging (IM) e outbound (Voz, email, fax, webchat, Instant messaging (IM) e SMS
    • Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados
    • Normas de segurança da informação

 

 

Metodologia de Formação e Avaliação: 

  • Contínua / Formação de atualização / aperfeiçoamento – Habilitar pessoas para aumentarem ou manterem o seu desempenho profissional, através da aquisição e melhoria de conhecimentos, de capacidades práticas e de atitudes.
  • Obtenção de um Certificado de Qualificações mediante a classificação mínima de 10 valores e assiduidade mínima exigida (90%).

 

Destinatários:

Os trabalhadores, independentemente do seu nível de proficiência digital de:

  • Qualquer entidade empregadora na Região do Algarve de qualquer área de atividade. As entidades da Administração Pública e seus trabalhadores/as estão excluídos.
  • Trabalhadores desde que tenham um vínculo contratual de trabalho/emprego à empresa, bem como os membros dos órgãos estatuários mediante a apresentação de declaração a atestar que pertence (m) ao mapa de pessoal dos Recursos Humanos.
  • Entidades da economia social.
  • Adultos (> 18 anos) empregados com habilitação mínima ao nível do 3º ciclo (9º ano de escolaridade).

 

Período de Realização e Horário:

A definir

 

Formato:

Misto: 1 sessão de formação presencial – instalações do NERA – Loteamento Industrial de Loulé – 8100-272 Loulé

e restantes sessões de formação online – Plataforma humasoft.

 

Condições de Participação: 

  • Ter local de trabalho na região do Algarve;
  • No início de cada ação de formação, devem os formandos proceder ao seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e, no início e final da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais para efeitos de posicionamento no nível de proficiência digital detido (aferido pelo Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital);
  • É da responsabilidade do formando, assegurar os meios / equipamentos informáticos necessários para realizar as sessões online (computador com câmara, colunas e acesso à internet).
  • O NERA reserva-se ao direito de não iniciar as ações de formações nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 15 formandos por turma.

Documentos obrigatórios para inscrição:

  • Cópia do Cartão Cidadão
  • Cópia de Certificado de Habilitações
  • Declaração da Entidade Patronal assinada por esta

Nota: apenas são consideradas as inscrições dos(as) candidatos(as) que apresentarem todos os documentos solicitados.

 

 

Submeta aqui a sua inscrição.

 

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