Criar PDF Recomendar Imprimir

 

NERA REALIZA LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS NO SETOR ALIMENTAR

Quarta, 10 Outubro 2018

saborsur

restauracao

NERA REALIZA LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS NO SETOR ALIMENTAR

Para responder ao principal objetivo do projeto Sabor Sur - Promover o desenvolvimento de produtos e serviços para os mercados de hotelaria e agroalimentar -, era impreterível a realização de um estudo sobre as necessidades formativas das empresas sediadas no Algarve, Alentejo e Andaluzia.

Dadas as suas competências e área de atuação, coube ao NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve assegurar o desenvolvimento desta iniciativa no âmbito do consórcio do projeto composto ainda pelo Ayuntamiento de la Palma del Condado; Ayuntamiento de Lepe; Ayuntamiento de Ayamonte; ADESVA (Centro Tecnológico de Alimentación); Consorcio Fernando de los Ríos; Tertúlia Algarvia; e Universidades de Évora, Algarve e Trás-os-Montes.

Este estudo baseou-se em 76 entrevistas realizadas a empresas que operam no setor alimentar, sediadas na zona sul dos territórios português e espanhol, nomeadamente Alentejo, Algarve e Andaluzia.

Do total de empresas inquiridas, 54% estão sediadas em Portugal e 46% em Espanha. Relativamente às áreas de atividade, verifica-se que a maioria das empresas são restaurantes, bares ou similares (55%); ou hotéis e similares (20%).

A maioria das empresas que participaram neste diagnóstico reconhece as suas necessidades formativas (72%) e revela interesse em frequentar novas ações de formação (76%).

O leque disponível de conteúdos relevantes para formação dos recursos humanos neste setor de atividade é avultado. Por forma a garantir uma cobertura considerável, daquelas que são as possibilidades de formação para os colaboradores nas empresas inquiridas, foi criada uma listagem de 51 cursos, organizados em 11 áreas de formação a saber de formação. A saber:Conhecer o consumidor: perceção sensorial e fatores culturais; Segurança e Higiene; Molhos e texturas; Vinhos; Cozinha SABOR SUR; Frutas e plantas silvestres, Tipos de dietas, alergias e intolerâncias; Ciência dos alimentos; Cozinha temática; Marketing ou outros; e Atenção ao cliente e serviço de mesa.

As empresas inquiridas afirmam que, em média, 66% dos seus colaboradores necessita de formação em Segurança e Higiene. Logo a seguir, com 60%, surgem as seguintes áreas: A atenção ao cliente e serviço de mesa; Os tipos de dietas, alergias e intolerâncias; e Vinhos.  

Pelo contrário, as áreas em que os responsáveis afirmam existir menos colaboradores a necessitar de formação são os Molhos e Texturas e Ciência dos Alimentos.

Cursos Sabor Sur suscitam interesse.

Este diagnóstico permitiu também concluir que existe um grau satisfatório de recetividade por parte das empresas aos cursos que vão ser desenvolvidos pelo Sabor Sur.

Entre os cursos que suscitaram mais interesse estão os Laboratórios com produtos do mar, tais como algas (51%) ou Cozinha para necessidades especiais como diabéticos ou celíacos (40%).

O Relatório Levantamento de Necessidades Formativas das Empresas ligadas ao Sector Alimentar Algarve, Alentejo e Andaluzia pode ser consultado aqui.

O projeto ‘Sabor Sur’ é cofinanciado pelo INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

saborsur rodape

 

Login Form