Criar PDF Recomendar Imprimir

 

Mais Agricultura. O Algarve precisa!

Segunda, 02 Julho 2018

Logo Agricola 

Durante um dia inteiro, com uma breve pausa para almoço no local - cerca de uma centena de pessoas discutiram a problemática do Setor Agrícola no Algarve.

Tratou-se de uma iniciativa do NERA - em colaboração com a AMAL, a CCDR Algarve, a Direção Regional de Agricultura e Pescas e a Universidade do Algarve - em que dezenas de empresários e profissionais, docentes e investigadores universitários ligados ao setor, quadros de direções regionais e das autarquias da região, debateram com empenho, a problemática da agricultura na Região.

Tendo como pano de fundo a sua evolução histórica, as razões do seu sucesso no passado a que se seguiu a decadência do setor, mas focando sobretudo a atenção no atual quadro de sucesso em diferentes áreas da agricultura no Algarve.

Não foi casual que a estrutura dos trabalhos tenha apontado quatro Painéis de discussão, cada um com introduções qualificadas, de empresários e de docentes universitários, seguido de debate: Painel 1- sobre Pomar Algarvio; Painel 2 – sobre Floresta, Caça e Pecuária; Painel 3 – sobre Fruticultura e Vinha; Painel 4 – sobre Horticultura, Pequenos Frutos e outros.

A sessão foi encerrada pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng. Miguel Freitas, que valorizou a iniciativa, integrando-a numa perspetiva de desenvolvimento da nossa agricultura.

Foi uma jornada de trabalho muito rica, recheada de informação, ideias e propostas que de facto provam o esforço, o trabalho excelente e o peso real que o Setor Agrícola já tem neste momento no Algarve. E o desafio para a necessidade de desenvolver e aprofundar este setor que, podendo contribuir para o reequilíbrio da estrutura produtiva da Região, pode ser estratégico para o futuro da Economia do Algarve.

A iniciativa dinamizada pelo NERA partia de uma convicção muito clara: sendo certo que o Turismo é hoje o principal setor económico da Região, ao mesmo tempo o Algarve precisa de recuperar e desenvolver outros setores económicos na base dos recursos que lhe são próprios e que no passado permitiram gerar muita riqueza. Setores que hoje já estão a dar – com criatividade – passos seguros na produção.

Como tivemos oportunidade de constatar na conferência.
O Algarve tem recursos e potencialidades, tem experiência histórica nas áreas ligadas ao Setor Agrícola e já está a dar provas reais dessa capacidade, a questão é como trabalhar para que lhe dar continuidade.

O NERA compromete-se a dar continuidade ao trabalho realizado.
O NERA propôs-se, para já, dar vida – com ao atuais intervenientes e todos os que se quiserem juntar - a uma «Plataforma» de diálogo e de promoção de iniciativas sobre o Setor Agrícola.

Poderá consultar a síntese das apresentenções nos links abaixo:

Notas de Intervenção - Presidente da Direção do NERA.pdf

Apresentação Luís Sabbo, Lda.

Apresentação Horácio Ferreira - CACIAL

Apresentação Leonor Martins - Viveiros Monterosa

Apresentação Maria de Belém Freitas - UALG

Apresentação Carlos Gracias - Comissão Vitivinícola do Algarve

Apresentação Humberto Teixeira - Grupo Hubel/Madre Fruta

Apresentação Vítor Palmilha - Federação de Caçadores do Algarve

Apresentação Mário Reis - UALG

Apresentação João Cassinello Dias - DRAP Algarve

Apresentação Manuela David - UALG

O Algarve precisa de MAIS Agricultura.
Vítor Neto

 

 

Login Form



Popup

{simplepopup link=spuImage2 gallery=gallery1 hidden=true}PopUp Image{/simplepopup}