Durante um dia inteiro, com uma breve pausa para almoço no local - cerca de uma centena de pessoas discutiram a problemática do Setor Agrícola no Algarve.
Tratou-se de uma iniciativa do NERA - em colaboração com a AMAL, a CCDR Algarve, a Direção Regional de Agricultura e Pescas e a Universidade do Algarve - em que dezenas de empresários e profissionais, docentes e investigadores universitários ligados ao setor, quadros de direções regionais e das autarquias da região, debateram com empenho, a problemática da agricultura na Região.
Tendo como pano de fundo a sua evolução histórica, as razões do seu sucesso no passado a que se seguiu a decadência do setor, mas focando sobretudo a atenção no atual quadro de sucesso em diferentes áreas da agricultura no Algarve.
Não foi casual que a estrutura dos trabalhos tenha apontado quatro Painéis de discussão, cada um com introduções qualificadas, de empresários e de docentes universitários, seguido de debate: Painel 1- sobre Pomar Algarvio; Painel 2 – sobre Floresta, Caça e Pecuária; Painel 3 – sobre Fruticultura e Vinha; Painel 4 – sobre Horticultura, Pequenos Frutos e outros.
A sessão foi encerrada pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng. Miguel Freitas, que valorizou a iniciativa, integrando-a numa perspetiva de desenvolvimento da nossa agricultura.
Foi uma jornada de trabalho muito rica, recheada de informação, ideias e propostas que de facto provam o esforço, o trabalho excelente e o peso real que o Setor Agrícola já tem neste momento no Algarve. E o desafio para a necessidade de desenvolver e aprofundar este setor que, podendo contribuir para o reequilíbrio da estrutura produtiva da Região, pode ser estratégico para o futuro da Economia do Algarve.
A iniciativa dinamizada pelo NERA partia de uma convicção muito clara: sendo certo que o Turismo é hoje o principal setor económico da Região, ao mesmo tempo o Algarve precisa de recuperar e desenvolver outros setores económicos na base dos recursos que lhe são próprios e que no passado permitiram gerar muita riqueza. Setores que hoje já estão a dar – com criatividade – passos seguros na produção.
Como tivemos oportunidade de constatar na conferência.
O Algarve tem recursos e potencialidades, tem experiência histórica nas áreas ligadas ao Setor Agrícola e já está a dar provas reais dessa capacidade, a questão é como trabalhar para que lhe dar continuidade.
O NERA compromete-se a dar continuidade ao trabalho realizado.
O NERA propôs-se, para já, dar vida – com ao atuais intervenientes e todos os que se quiserem juntar - a uma «Plataforma» de diálogo e de promoção de iniciativas sobre o Setor Agrícola.
Poderá consultar a síntese das apresentenções nos links abaixo:
Notas de Intervenção - Presidente da Direção do NERA.pdf
Apresentação Horácio Ferreira - CACIAL
Apresentação Leonor Martins - Viveiros Monterosa
Apresentação Maria de Belém Freitas - UALG
Apresentação Carlos Gracias - Comissão Vitivinícola do Algarve
Apresentação Humberto Teixeira - Grupo Hubel/Madre Fruta
Apresentação Vítor Palmilha - Federação de Caçadores do Algarve
Apresentação Mário Reis - UALG
Apresentação João Cassinello Dias - DRAP Algarve
Apresentação Manuela David - UALG
O Algarve precisa de MAIS Agricultura.
Vítor Neto
Copyright © 2010 NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve. Todos os direitos reservados | Design by Algarweb
Em caso de litígio de consumo, a entidade de resolução alternativa de litígios é o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve, www.consumidoronline.pt