Criar PDF Recomendar Imprimir

 

Disponibilização dos Quadros da Empresa e do Setor (QES) no sítio institucional do Banco de Portugal

Sexta, 12 Janeiro 2018

Banco de Portugal

O Banco de Portugal atualizou os Quadros do Setor (QS) e os Quadros da Empresa e do Setor (QES) para 2016.

Os QS estão disponíveis para consulta do público em geral e permitem analisar um conjunto de indicadores económico-financeiros por setor de atividade económica (com detalhe que pode ir até aos cinco dígitos da classificação portuguesa das atividades económicas) e classe de dimensão (microempresas, pequenas, médias e grandes empresas). Esta informação está disponível em formato “pdf” (https://www.bportugal.pt/qesweb/UI/QSApplication.aspx) e em formato eletrónico (no BPstat | Estatísticas online,   https://www.bportugal.pt/EstatisticasWeb/sdie.aspx, componente de exploração multidimensional).

Por sua vez, o QES pode ser acedido gratuitamente pelas empresas através da área “Empresas” no sítio institucional do Banco de Portugal (https://www.bportugal.pt/area-empresa), bastando a estas autenticarem-se com as suas credenciais de acesso ao Portal das Finanças. O modo de acesso ao QES está igualmente explicado neste breve vídeo: https://youtu.be/mCipxR52LeU.

O QES baseia-se, fundamentalmente, na informação da IES (Informação Empresarial Simplificada) e possibilita:
• Obter informação da empresa e do agregado em que esta se insere (setor de atividade e classe de dimensão) para um período de dois anos consecutivos;
• Identificar o seu posicionamento neste mesmo agregado e efetuar uma análise detalhada de indicadores de Balanço, Demonstração dos Resultados e Fluxos de Caixa;
• Analisar um conjunto de rácios económico-financeiros para a empresa e para o respetivo agregado, em Portugal e em outros países europeus (Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Itália).

A informação contida no QES constitui, reconhecidamente, um importante instrumento de apoio à tomada de decisão para os gestores de todas as empresas, pelo que vos agradecemos que, se tiverem essa possibilidade, façam a divulgação deste produto junto dos vossos associados.

Caso seja necessário algum esclarecimento sobre qualquer um dos dois produtos aqui referidos, queiram por favor contactar-nos através do e-mail centraldebalancos@bportugal.pt.

 

 

 

 

Login Form



Popup

{simplepopup link=spuImage2 gallery=gallery1 hidden=true}PopUp Image{/simplepopup}